Repository logo
 
Publication

Os "dois ofícios dos olhos": ver e chorar no cinema: alguns exemplos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorBello, Maria do Rosário Lupi
dc.date.accessioned2025-02-03T10:20:24Z
dc.date.available2025-02-03T10:20:24Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractPartindo da afirmação do padre António Vieira sobre o facto de «só os olhos [terem] dois ofícios: ver e chorar», o presente ensaio procura interrogar o modo como o cinema, arte da visão, repre- senta o choro. Para tal usa-se o exemplo de vários filmes — Stromboli (1950) de Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Belle de Jour (1967) de Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) e Palavra e Utopia (2000), ambos de Manoel de Oliveira, Tabu (2012) de Miguel Gomes e ainda a breve referência a outras obras — nas quais as lágrimas apresentam um valor simbólico variável, mas sempre decisivo na sua economia significativa. Desta forma procura-se compreender e aprofundar o paradoxo constitu- tivo da ontologia do cinema enquanto arte icónica e temporal que, em última instância, busca a visibi- lidade do invisível.por
dc.description.abstractTaking into account Father António Vieira’s sentence about the fact that «only the eyes have two crafts: seeing and crying», the present essay seeks to interrogate the way crying is represented by cinema, the art of vision. For such an aim a number of different films is taken as example — Stromboli (1950) by Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) by Ridley Scott, Belle de Jour (1967) by Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) and Palavra e Utopia (2000), both by Manoel de Oliveira, Tabu (2012) by Miguel Gomes and a brief reference to some other cases —, since in all of them tears present a decisive value in the economy of significance of the movie, although with variable symbolic meanings. Thus the paradox constituting the ontology of cinema, an iconic and temporal art which ultimately seeks the visibility of the invisible, can be better and more deeply understood.eng
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8970-62-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19447
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCITCEMpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19772.pdfpt_PT
dc.subjectCinema
dc.subjectChoro
dc.subjectLágrimas
dc.subjectCrying
dc.subjectTears
dc.titleOs "dois ofícios dos olhos": ver e chorar no cinema: alguns exemplospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage216pt_PT
oaire.citation.startPage207pt_PT
oaire.citation.titlePoética das Lágrimas. Olhares cruzados sobre textos e contextos femininos
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBello
person.givenNameMaria do Rosário Lupi
person.identifier.ciencia-id4217-0FE9-62AB
person.identifier.orcid0000-0002-9638-2773
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf39bdaa5-6a39-4599-8522-80b57b59c4ea
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf39bdaa5-6a39-4599-8522-80b57b59c4ea

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Lágrimas - Os dois ofícios dos olhos.pdf
Size:
377.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: