datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Bello, Maria do Rosário Lupi | |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T10:20:24Z | |
dc.date.available | 2025-02-03T10:20:24Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Partindo da afirmação do padre António Vieira sobre o facto de «só os olhos [terem] dois ofícios: ver e chorar», o presente ensaio procura interrogar o modo como o cinema, arte da visão, repre- senta o choro. Para tal usa-se o exemplo de vários filmes — Stromboli (1950) de Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Belle de Jour (1967) de Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) e Palavra e Utopia (2000), ambos de Manoel de Oliveira, Tabu (2012) de Miguel Gomes e ainda a breve referência a outras obras — nas quais as lágrimas apresentam um valor simbólico variável, mas sempre decisivo na sua economia significativa. Desta forma procura-se compreender e aprofundar o paradoxo constitu- tivo da ontologia do cinema enquanto arte icónica e temporal que, em última instância, busca a visibi- lidade do invisível. | por |
dc.description.abstract | Taking into account Father António Vieira’s sentence about the fact that «only the eyes have two crafts: seeing and crying», the present essay seeks to interrogate the way crying is represented by cinema, the art of vision. For such an aim a number of different films is taken as example — Stromboli (1950) by Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) by Ridley Scott, Belle de Jour (1967) by Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) and Palavra e Utopia (2000), both by Manoel de Oliveira, Tabu (2012) by Miguel Gomes and a brief reference to some other cases —, since in all of them tears present a decisive value in the economy of significance of the movie, although with variable symbolic meanings. Thus the paradox constituting the ontology of cinema, an iconic and temporal art which ultimately seeks the visibility of the invisible, can be better and more deeply understood. | eng |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8970-62-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19447 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CITCEM | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19772.pdf | pt_PT |
dc.subject | Cinema | |
dc.subject | Choro | |
dc.subject | Lágrimas | |
dc.subject | Crying | |
dc.subject | Tears | |
dc.title | Os "dois ofícios dos olhos": ver e chorar no cinema: alguns exemplos | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 216 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 207 | pt_PT |
oaire.citation.title | Poética das Lágrimas. Olhares cruzados sobre textos e contextos femininos | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Bello | |
person.givenName | Maria do Rosário Lupi | |
person.identifier.ciencia-id | 4217-0FE9-62AB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9638-2773 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f39bdaa5-6a39-4599-8522-80b57b59c4ea | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f39bdaa5-6a39-4599-8522-80b57b59c4ea |