Repository logo
 
Publication

O estado do conhecimento sobre competĂȘncias digitais docentes: tendĂȘncias e perspetivas internacionais

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCassundé, Fernanda Roda
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2020-05-27T09:31:32Z
dc.date.available2020-05-27T09:31:32Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionArtigo produzido no ùmbito de Pós-DOC na UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distùncia e eLearning (LE@D).pt_PT
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a atual situação da produção cientĂ­fica internacional sobre competĂȘncias digitais docentes. Para tanto foi realizada uma meta-anĂĄlise dos artigos recuperados no Portal de PeriĂłdico da CAPES. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de PeriĂłdico da CAPES porque, Ă  Ă©poca, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicaçÔes periĂłdicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as ĂĄreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), nĂŁo sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. ApĂłs a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados vĂĄlidos para compor o corpus deste estudo. As conclusĂ”es revelam que o interesse maior dos pesquisadores Ă© sobre as competĂȘncias digitais docentes de uma maneira mais ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagĂłgica. Os achados corroboram tambĂ©m com estudos anteriores com relação Ă s mĂșltiplas interpretaçÔes da compreensĂŁo do que seja competĂȘncia digital. TambĂ©m hĂĄ indĂ­cios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonĂ­mica, Este artigo tem como objetivo analisar a atual situação da produção cientĂ­fica internacional sobre competĂȘncias digitais docentes. Para tanto foi realizada uma meta-anĂĄlise dos artigos recuperados no Portal de PeriĂłdico da CAPES. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de PeriĂłdico da CAPES porque, Ă  Ă©poca, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicaçÔes periĂłdicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as ĂĄreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), nĂŁo sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. ApĂłs a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados vĂĄlidos para compor o corpus deste estudo. As conclusĂ”es revelam que o interesse maior dos pesquisadores Ă© sobre as competĂȘncias digitais docentes de uma maneira mais ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagĂłgica. Os achados corroboram tambĂ©m com estudos anteriores com relação Ă s mĂșltiplas interpretaçÔes da compreensĂŁo do que seja competĂȘncia digital. TambĂ©m hĂĄ indĂ­cios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonĂ­mica,pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to analyze the current situation of international scientific production on digital teacher competences. For that, a meta-analysis of the articles retrieved in the Portal of Periodical of CAPES was carried out. It is important to mention that we chose to search the CAPES Journal Portal because it allowed the access, at the time of data collection for this study, to full texts of articles from more than 38,000 international periodicals and 126 databases (such as Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science and Web of Knowledge) with document summaries in all areas of knowledge. We chose the exhaustion rule of Bardin (2011), and we do not define a priori temporal cut-off for data collection. After data collection, 175 articles were retrieved, of which 37 were considered valid to compose the corpus of this study. The conclusions reveal that researchers’ greatest interest is in digital teacher competencies in a broader way and that little is studied about pedagogical transposition, for example. The findings also corroborate previous studies regarding the multiple interpretations of the understanding of what is digital competence. There is also evidence in the analyzed literature of the use of more than one terminology, including in the same text, indistinctly and synonymously, to refer to digital skills.pt_PT
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento CientĂ­fico e TecnolĂłgico (CNPq/Brasil) Ă  pesquisapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCassundĂ©, R. F., Morgado, L. (2019). O Estado do Conhecimento em CompetĂȘncias Digitais Docentes: TendĂȘncias e Perspetivas Internacionaispt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1499pt_PT
dc.identifier.issn1809-7286
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9718
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/75/414330pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetĂȘncias digitais docentespt_PT
dc.subjectMetaanĂĄlisept_PT
dc.subjectTPackpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.titleO estado do conhecimento sobre competĂȘncias digitais docentes: tendĂȘncias e perspetivas internacionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.issue31pt_PT
oaire.citation.startPage75pt_PT
oaire.citation.titleRevista Intersaberespt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameCassundé
person.familyNameMorgado
person.givenNameFernanda
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-0621-7505
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridG-9722-2013
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id57194383894
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication01475728-7a9c-45a7-9c15-b966c55b7bf0
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
cassunde_morgado_cdigitais_docentes.pdf
Size:
574.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format