Repository logo
 
Publication

A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: o olhar da avaliação externa das escolas em Portugal

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.date.accessioned2021-09-13T14:25:39Z
dc.date.available2021-09-13T14:25:39Z
dc.date.issued2021-08-23
dc.date.updated2021-08-24T07:57:58Z
dc.description.abstractA Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas.pt_PT
dc.description.abstractThe External Evaluation of Schools (EES) has been recognized in Portugal as an important mechanism for producing change in non-higher education schools, even though those changes appear not always to affect the core of educational action – the classroom. Currently in its 3rd cycle of implementation, EES privileges a focus on processes, specifically teaching processes. That justifies our intention to look intently into how processes oriented towards the improvement of teaching practices, such as teacher supervision, are conceptualized in the referentials that guide EES and on the evaluation reports it produces. The study was based on the documental analysis of the referentials of the 3 cycles of EES, of the school reports of the 3rd cycle of EES, and whenever possible, of the reports concerning the same schools in previous cycles of EES. The documental corpus was subjected to content analysis. The results highlight the presence of references to supervision since the 1st cycle of EES and a tendency, particularly in 3rd cycle reports, to value teacher supervision of a collaborative matrix, and to consider that practice is still not fully implemented at schools.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14507/epaa.29.6486pt_PT
dc.identifier.issn1068-2341
dc.identifier.slugcv-prod-2572991
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11047
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação institucionalpt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectAvaliação externa de escolaspt_PT
dc.subjectColaboração entre professorespt_PT
dc.subjectMelhoria educacionalpt_PT
dc.subjectInstitutional evaluationspt_PT
dc.subjectTeacher supervisionpt_PT
dc.subjectExternal evaluation of schoolspt_PT
dc.subjectTeacher collaborationpt_PT
dc.subjectEducational improvementpt_PT
dc.titleA supervisão pedagógica na política e na prática educativa: o olhar da avaliação externa das escolas em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeTeacher supervision in educational policy and practice: perspectives from the external evaluation of schools in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT
oaire.citation.titleArquivos Analíticos de Políticas Educativaspt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameSeabra
person.familyNameMouraz
person.familyNameHenriques
person.familyNameAbelha
person.givenNameFilipa
person.givenNameAna
person.givenNameSusana
person.givenNameMarta
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifierK-5236-2014
person.identifier1730761
person.identifierH-1160-2016
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
person.identifier.scopus-author-id54420026300
person.identifier.scopus-author-id35772219700
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaid991A-6004-246D | FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isProjectOfPublication1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
6486-Article_Text-28885-1-10-20210823.pdf
Size:
577.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: