Repository logo
 
Publication

Utilização da Wikipédia por professores: um estudo exploratório no ensino superior online

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2018-08-08T11:55:51Z
dc.date.available2018-08-08T11:55:51Z
dc.date.issued2016-09
dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).pt_PT
dc.description.abstractTomando como ponto de partida uma extensa e cuidada revisão da literatura, e um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, acreditamos que a utilização da Wikipédia no campo educativo e académico deva ser fomentada. No entanto, para o fazer coerente e consistentemente, importa conhecer a priori que conceção têm e que utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online; neste texto, apresentamos e discutimos a utilização na perspetiva dos professores, nomeadamente professores do ensino superior online português. Para o efeito, damos conta de um inquérito por questionário, que desenvolvemos e implementámos junto do referido público-alvo, questionário que foi previamente validado e disponibilizado online como instrumento de recolha de dados. Estes foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que todos os professores inquiridos acedem à Wikipédia, porém, são ainda poucos a explorar pedagogicamente esta enciclopédia. Os resultados neste sentido são circunscritos, contudo, apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos professores do ensino superior inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente neste contexto educacional.pt_PT
dc.description.abstractBearing in mind an extensive and thorough literature review, and an exploratory study, developed at Universidade Aberta, the Open University of Portugal, within a Master Thesis in eLearning Pedagogy, we believe the use of Wikipedia in educational and academic contexts should be encouraged. However, in order to do so, coherent and consistently, it is important to previously analyze the perceptions of students and teachers about this online encyclopedia, and how they use it. In this text, we present and discuss them, from the perspective of teachers, namely Portuguese online higher education teachers. We present the survey by questionnaire we developed and applied to those teachers; this survey was previously validated and made available online. The data was statistically analyzed, allowing us to conclude that the teachers we inquired use the Wikipedia, however only a few explores this encyclopedia pedagogically. Then, the results are circumscribed, but still they show the potential for a possible opening to the implementation of learning activities in this scope. In short, even if the practices of the teachers we inquired are favorable to the Wikipedia, more training will be necessary so that it can be consistently integrated in this context of online higher education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-36-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7455
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cld.pt/dl/download/e7500488-3c2a-4d99-9de0-ade4c5cc9aba/Livro_Artigos.pdfpt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectEnsino superior onlinept_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectOpen educacional resourcespt_PT
dc.subjectWikipediapt_PT
dc.subjectOnline higher educationpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.titleUtilização da Wikipédia por professores: um estudo exploratório no ensino superior onlinept_PT
dc.title.alternativeUsing Wikipedia by teachers: an exploratory study in higher education onlinept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage258pt_PT
oaire.citation.startPage246pt_PT
oaire.citation.titleDigital Tecchnologies & Future School. Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educaçãopt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pestana_e_Cardoso_Repositorio_Aberto_UAb_TicEduca_2016.pdf
Size:
659.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: