Repository logo
 
Publication

Design-based research e investigação-ação: dois olhares que se entrecruzam

dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2020-11-24T15:41:17Z
dc.date.available2020-11-24T15:41:17Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo tem origem numa análise e reflexão sobre experiências vividas pelas autoras no campo da investigação em Educação. Confrontadas, por vezes, com a necessidade de elucidar caraterísticas, potencial e adequação de uma destas metodologias a um dado problema de investigação, encetámos a discussão em torno da ontologia e da epistemologia subjacentes a estas duas abordagens. As reflexões que ora se trazem à luz traduzem um primeiro esboço resultante dessa discussão. O artigo está organizado em três secções. Na primeira e segunda secção procurámos, ainda que de modo sintético, caraterizar a Design-Based Research (DBR) e a Investigação-Ação (IA). Na terceira secção, apresentamos o que têm em comum as duas abordagens e a reflexão que emergiu da análise realizada sobre o que as distingue e as aproxima. Por fim, argumentamos que embora as raízes e a evolução das duas abordagens sejam distintas, partilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças e, neste sentido, se inscrevem no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação.pt_PT
dc.description.abstractThis paper had raised from an exchange of experiences between the two authors in the field of research in Education. Faced, at times, with the need to elucidate the characteristics, potential and suitability of one of these methodologies taking into account a given research problem, in a first analysis we started some discussions about what is similar and dissimilar between the two approaches. The reflections now brought to light reflect a first outline resulting from this discussion. We had organized the article in three sections. In the first and second sections, we tried, albeit in a synthetic way, to characterize Design-Based Research and Action-Research. In the third section, we seek to make known the similarities of the two approaches and the result of reflection on them. Based on the similarities found, it is our belief that sharing fundamental assumptions, both approaches are positioned in a Pragmatic Paradigm of Research in Educationpt_PT
dc.description.sponsorshipUID 4372/FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, A., Oliveira, I. (2020). Pereira, A. ., & Pereira, I. (2020). Design-Based Research e Investigação -Ação: Dois olhares que se entrecruzam. New Trends in Qualitative Research, 2, 336-350.pt_PT
dc.identifier.doi10.36367/ntqr.2.2020.336-350pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54759-1-9
dc.identifier.issn2184-7770
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10208
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEd. Ludomediapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDesign-based researchpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPragmatismopt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectPragmatismpt_PT
dc.titleDesign-based research e investigação-ação: dois olhares que se entrecruzampt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage350pt_PT
oaire.citation.startPage336pt_PT
oaire.citation.titleNew Trends in Qualitative Research/Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafiospt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePereira
person.familyNameOliveira
person.givenNameAlda
person.givenNameIsolina
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id55980553700
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
apereira_ioliveira_2020.pdf
Size:
350.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
paper