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Aquisição da linguagem e a linguística cognitiva: que competências para o falante não-nativo?

dc.contributor.authorBatoréo, Hanna
dc.date.accessioned2021-09-15T16:32:05Z
dc.date.available2021-09-15T16:32:05Z
dc.date.issued2020-06-22
dc.descriptionConferência apresentada on-line a convite, no evento Abralin ao Vivo: linguists on-line https://www.abralin.org/site/abralin-ao-vivo/. Associação Brasileira de Linguística - Abralin. Apresentada a 22 de Julho de 2020. Disponível em formato de vídeo. Duração: 1:53:43pt_PT
dc.description.abstractEm Psicolinguística, e, em especial, na área da Aquisição da Linguagem, os estudos sobre os processos de aquisição e de aprendizagem de uma dada língua pelos falantes não-nativos têm focado as competências linguísticas de carácter estrutural (isto é, competências sintáctica, morfológica, fonológica ou lexical). No presente estudo, pretendemos, no entanto, focar a área a partir do enquadramento da Linguística Cognitiva, a fim de discutir a noção de competência metafórica, no contexto específico da aquisição e da aprendizagem do Português como Língua Não-Materna (PLNM). Em primeiro lugar, defenderemos, aqui, que quem aprende uma língua nova deve fazê-lo de um modo conceptualmente adequado, adquirindo consciência metafórica, se o objectivo é comunicar com os outros por meio da linguagem figurada, tal como o fazem os falantes natiuvos, conforme demonstrado pelos estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística Cognitiva. Defenderemos, também, que a investigação na área não se pode limitar ao estudo restrito da Linguagem, abrangendo, antes, a interacção entre as componentes do trinómio Cognição – Linguagem – Cultura. Esta interacção implica incorporação (embodiment), ou seja a conceptualização do mundo que é feita através do nosso corpo, assim como através das experiências corporais e actividades efectuadas pelo Homem, mediadas pela cultura em que esta experiência se enquadra (incorporação física e cultural). Como as culturas diferem entre si, as emoções ou os valores em culturas diferentes podem ser conceptualizados por meio das partes do corpo distintas, a fim de veicularem emoções ou valores análogos. Adquirir conhecimento do modo como este processo se desenvolve num idioma diferente da língua materna obriga o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente e garante um processo mais motivado, tendo como objectivo comunicar e expressar-se figuradamente na língua não-materna.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/LIN/03213/2013.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.format.extent1h., 53 min., 43 seg.
dc.format.mimetypeMPEG-4
dc.identifier.citationBatoréo, Hanna (2020) Aquisição da Linguagem e a Linguística Cognitiva: Que competências para o falante não-nativo? Conferência apresentada on-line a convite, no evento Abralin ao Vivo: linguists on-line https://www.abralin.org/site/abralin-ao-vivo/. Associação Brasileira de Linguística - Abralin. Apresentada a 22 de Julho de 2020. Disponível em: https://aovivo.abralin.org/lives/hanna-batoreo/ e https://www.youtube.com/watch?v=UNzKXUDKqFI. Duração: 1:53:43pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11059
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationLinguistics Center - Universidade Nova de Lisboa
dc.relation.publisherversionhttps://aovivo.abralin.org/lives/hanna-batoreopt_PT
dc.subjectLinguísticapt_PT
dc.subjectPsicolinguísticapt_PT
dc.subjectAquisição da linguagempt_PT
dc.subjectLinguagem e Cogniçãopt_PT
dc.subjectLinguística cognitivapt_PT
dc.subjectCompetências linguísticas do falante não-nativopt_PT
dc.titleAquisição da linguagem e a linguística cognitiva: que competências para o falante não-nativo?pt_PT
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oaire.awardTitleLinguistics Center - Universidade Nova de Lisboa
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT
oaire.citation.titleAbralin ao Vivo: linguists on-linept_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameBatoréo
person.givenNameHanna
person.identifier.ciencia-id2814-3DE3-B150
person.identifier.orcid0000-0001-9302-1609
person.identifier.scopus-author-id57191271541
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
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rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140
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relation.isProjectOfPublication3eb72055-7968-43a8-8ac2-5aff7e459558
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Hanna Batoréo.mp4
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