Publication
Educação inclusiva dos alunos surdos: NTICs como suporte para o ensino da língua portuguesa na escola regular
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara | |
dc.contributor.advisor | Godoi, Eliamar | |
dc.contributor.author | Carvalho, Joaquina Rodrigues Teixeira de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T10:46:16Z | |
dc.date.available | 2024-04-30T10:46:16Z | |
dc.date.issued | 2024-03-11 | |
dc.date.submitted | 2024-04-30 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa traz como temática geral a importância das tecnologias digitais para uma educação inclusiva dos alunos surdos, apostando na autonomia destes alunos no processo de ensino e aprendizagem. O aluno surdo entra em contato com a escrita da língua portuguesa ao ser alfabetizado, na maioria das vezes, com os mesmos critérios e materiais que os alunos ouvintes. Estudos sobre os processos que abrangem o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua são uma contribuição para implementar ou otimizar materiais didáticos especializados no ensino de leitura como uma das habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos. Questões como gramática, literatura e produções textuais são relevantes quando pensamos em trabalhar com os alunos surdos, um público-alvo diferente dos ouvintes. Considerando as desigualdades de comunicação existentes entre ambas as culturas, ouvinte e surda, a complexidade e a heterogeneidade de estilos, como também os ritmos de aprendizagem dos alunos, buscamos, na literacia digital e no uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma forma inclusiva de ensinar. Portanto, a aplicação de planos de aula e entrevistas nos permitiu evidenciar as características e funções da tecnologia como ferramentas essenciais para a promoção de uma pedagogia inclusiva do aluno surdo. Objetivando contribuir para o fortalecimento da qualidade do ensino e aprendizagem da língua portuguesa para o aluno surdo, em especial, ao que se refere no desenvolvimento da leitura, o presente estudo vem se somar às pesquisas desenvolvidas na área da Educação de Surdos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The scope of this research paper is to highlight the importance of digital technologies for an inclusive education of deaf students, focusing on the student’s autonomy in the teaching and learning process. Deaf students encounter the written Portuguese language when becoming literate, in most cases, with the same criteria and materials as hearing students. Studies about the processes that encompass the teaching of the Portuguese language as a second language contribute to the implementation or optimisation of didactic materials specialised in tutoring reading as one of the skills involved in the teaching and learning processes of Portuguese to deaf students. Issues such as grammar, literature and textual productions are relevant when thinking about working with deaf students, a different target audience from hearing people. Considering the communication inequalities between both cultures, hearing and deaf, the complexity and heterogeneity of styles, as well as the student’s learning rhythms, it is important to investigate the role of digital literacy and New Information and Communication Technologies as an inclusive way to teach. Furthermore, the use of lesson plans and interviews evidences the characteristics and functions of technology as an essential tool to promote an inclusive pedagogy for deaf students. With the aim of contributing to the strengthening the quality of teaching and learning the Portuguese language for deaf students, and especially regarding the development of reading skills, this study aims to expand the research carried out in Deaf Education. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Carvalho, Joaquina Rodrigues Teixeira de - Educação inclusiva dos alunos surdos [Em linha]: NTICs como suporte para o ensino da língua portuguesa na escola regular. [S.l.]: [s.n.], [2024]. 133 p. | |
dc.identifier.tid | 203608054 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16007 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Alunos surdos | pt_PT |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Novas tecnologias de informação e comunicação | pt_PT |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Escola regular | pt_PT |
dc.subject | Deaf students | pt_PT |
dc.subject | Portuguese language | pt_PT |
dc.subject | NICTs | pt_PT |
dc.subject | Regular school | |
dc.title | Educação inclusiva dos alunos surdos: NTICs como suporte para o ensino da língua portuguesa na escola regular | pt_PT |
dc.title.alternative | Inclusive education for deaf students: nicts as teaching support for portuguese language in regular school | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |