Repository logo
 
Publication

Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural

dc.contributor.authorSantos, Ana Karina Costa
dc.contributor.authorRamos, Natália
dc.date.accessioned2016-12-09T14:39:18Z
dc.date.available2016-12-09T14:39:18Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, analisar e compreender os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social em meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a literature review on the theme of violence and bullying in schools, based on extensive analysis of various documentary sources, publications and scientific literature, from many relevant authors, aiming to achieve a wide understanding and proper contextualization of the phenomenon under study. This is the first stage of a research work that is being developed on the mentioned topic, at the Research Center for Migration and Intercultural Relations (CEMRI), of the Open University of Lisbon, Research Group “Health, Culture and Development”. The study aims to identify, analyze and understand the processes involved in the construction of violence and social exclusion in portuguese schools. We also intend to assess the main causes and consequences of violent behavior in schools, as well as finding ways to prevent violence and defining intervention strategies / actions, namely through contributions of intercultural education. To carry out this study, still in progress in its empirical part, we have chosen the qualitative research method. We chose to perform a descriptive study, in the case study category. Therefore, we propose to study the case of a school of the first cycle of basic education (primary school), which belongs to a group of schools from Setúbal district, located in an urban area of Seixal.pt_PT
dc.description.abstract. .pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p16-30pt_PT
dc.identifier.issn2178-2229
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5849
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectViolênciapt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectVitimizaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPrevençãopt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectViolencept_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectVictimizationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectPreventionpt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.titleViolência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva interculturalpt_PT
dc.title.alternativeViolence and bullying in school context : contributions of intercultural perspectivept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage16pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pesquisapt_PT
person.familyNameCosta Santos
person.familyNameRamos
person.givenNameAna Karina
person.givenNameNatália
person.identifier.ciencia-idDA15-2790-33C3
person.identifier.orcid0000-0001-6773-1172
person.identifier.orcid0000-0002-8448-1846
person.identifier.scopus-author-id56769281700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione6c9c973-e897-485a-b4e2-afa61788d3c8
relation.isAuthorOfPublication1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ana karina nat ramos cadernos de pesquisa.pdf
Size:
695.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: