Repository logo
 
Publication

Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorCorreia, Joana Duarte
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.date.accessioned2023-02-13T14:33:44Z
dc.date.available2023-02-13T14:33:44Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Esta realidade, exige, pois, que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mudanças, com instituições digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade educativa. Com efeito, integrar tecnologias audiovisuais em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários híbridos de aprendizagem enriquecidos com a presença do audiovisual que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções de vinte estudantes a frequentar o Ensino Superior, a nível de pós-graduação, tendo como referencial os modelos pedagógicos desenvolvido por Garrison e colaboradores (2000) e Moreira (2017). Os resultados revelam que a criação destes cenários híbridos, de um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais, ancorado nos modelos referenciados, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe evolution of digital technologies and communication networks has led to the emergence of a reticular society marked by significant changes in the economy and the labor market, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes, and new teaching and learning scenarios. This reality, therefore, demands urgent thought to create and develop structures that respond to these changes, with digitally innovative institutions capable of transforming the educational reality. Integrating audiovisual technologies in an educational context may be a very appropriate strategy to revitalize the educational experience, and it is precisely the creation of hybrid learning scenarios enriched with the presence of the audiovisual that we intend to analyze, describing its impact on the design of a virtual community. For that, we use the qualitative analysis of the perceptions of twenty students attending Higher Education, at postgraduate level, having as reference the pedagogical models developed by Garrison, Anderson & Archer (2000) and Moreira (2017). The results reveal that the creation of these hybrid scenarios, of a digital education ecosystem enriched with audiovisual technologies, anchored in the referenced models, can have very positive effects on the creation and development of virtual learning communities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António, CORREIA, Joana & DIAS-TRINDADE, Sara (2022). Cenários Híbridos de Aprendizagem e a Configuração de Comunidades Virtuais No Ensino Superior. Sinéctica, Revista Electrónica de Educacion, (58), e1353.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31391/S2007-7033(2022)0058-002.pt_PT
dc.identifier.issn2007-7033
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13389
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/1353/1452pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCenários de aprendizagem híbridospt_PT
dc.subjectModelo Pedagógico Virtualpt_PT
dc.subjectComunidade virtual de aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectHybrid learning scenariospt_PT
dc.subjectVirtual pedagogical modelpt_PT
dc.subjectVirtual learning communitypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleCenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superiorpt_PT
dc.title.alternativeHybrid learning scenarios and the design of virtual communities in higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMéxicopt_PT
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleSinéctica, Revista Electrónica de Educacionpt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameDuarte Correia
person.familyNameTrindade
person.givenNameJ. António
person.givenNameJoana
person.givenNameSara Dias
person.identifierAAQ-2378-2021
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idF418-38EA-2DAC
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-0820-7562
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.scopus-author-id57263035600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublicatione0233952-11cd-4734-a788-4755931611f9
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
91.Artigo1353.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: