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O papel supervisivo do diretor de curso no ensino profissional

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMouraz, Ana
dc.contributor.authorOliveira, Ana Cecília Inácio Sá Morais de
dc.date.accessioned2024-07-16T11:21:03Z
dc.date.embargo2027-06-26
dc.date.issued2024-06-26
dc.date.submitted2024-07-16
dc.description.abstractO presente estudo de investigação tem por base o universo dos cursos profissionais em Portugal, que constitui uma oferta formativa de conclusão do ensino secundário. A especificidade curricular dos cursos profissionais e a sua importância enquanto percurso de ensino secundário com dupla certificação, deu origem a um cargo de gestão intermédia – o cargo de Diretor de Curso. Ao cargo de Diretor de Curso, no que respeita ao currículo, é atribuída uma importância substancial, na medida em que fomenta um trabalho de articulação das aprendizagens nas diferentes componentes de formação, disciplinas e Unidades de Formação de Curta Duração. Cabe-lhe, igualmente, uma função supervisiva que decorre da ação interativa que promove entre os diferentes intervenientes no ensino profissional. Por isso esta investigação convoca a supervisão pedagógica como conceito estruturante. Esta investigação pretende contribuir para a análise dos mecanismos de atuação do Diretor de Curso, distinguindo as suas diversas funções, como contributo fundamental para melhorar o sistema de ensino e aprendizagem em estreita colaboração com o sucesso educativo dos alunos. Neste sentido, a investigação levada a cabo tem por objetivo dar resposta a uma questão central: “Qual o contributo da supervisão pedagógica praticada pelo Diretor de Curso para o sucesso dos alunos nos cursos profissionais?” A investigação operacionaliza-se sob a forma de estudo de caso e decorreu num curso profissional na área da saúde oferecido por uma escola situada na zona centro do país. Os eixos estruturantes do trabalho centraram-se na ação do Diretor de Curso tal como são percebidos pelos intervenientes chave na oferta do curso. O planeamento do currículo, a avaliação das aprendizagens, a organização das atividades a desenvolver no âmbito da componente de formação tecnológica, na organização da Formação em Contexto de Trabalho e na organização da Prova de Aptidão Profissional constituíram os focos privilegiados desta análise. Os resultados evidenciam que a supervisão pedagógica praticada pelo Diretor de Curso nos cursos profissionais contribui significativamente para o sucesso do curso em diversas vertentes: no acompanhamento próximo dos alunos durante a FCT e na elaboração da PAP; na colaboração ativa com a equipa docente e outros intervenientes, alinhada com os objetivos educacionais e profissionais dos alunos; na articulação eficiente entre os vários elementos formais do processo educativo, garantindo a coerência e relevância do conteúdo oferecido. Pode concluir-se que a supervisão pedagógica exercida pelo Diretor de Curso é um fator determinante na qualidade dos cursos profissionais, permitindo que os alunos façam este percurso educativo, fornecendo-lhes o suporte necessário para enfrentar os desafios da formação e ingressar no mercado de trabalho com confiança.pt_PT
dc.description.abstractThis research study is based on the universe of vocational courses in Portugal, which is a training programme for completing secondary education. The specific curricular nature of vocational courses and their importance as a dualcertified secondary education programme have originated in a middle management position - the position of Course Director. With regard to the curriculum, the position of Course Director is given substantial importance in that it fosters work to articulate learning in the different training components, subjects, and Short-Term Training Units. It also has a supervisory role that stems from the interactive action it promotes between the different players in vocational education. That's why this research uses pedagogical supervision as a structuring concept. This research aims to contribute to analysing the mechanisms of action of the Course Director, distinguishing their various functions, as a fundamental contribution to improving the teaching and learning system in close collaboration with the educational success of students. In this sense, the research carried out aims to answer a central question: ‘What is the contribution of the pedagogical supervision practiced by the Course Director to the success of students on vocational courses?’ The research was carried out in the form of a case study and took place in a vocational course in the field of thermal therapy offered by a private urban school in the centre of the country. The structuring axes of the work centred on the actions of the Course Director as perceived by the key players in the provision of the course. The planning of the curriculum, the assessment of learning, the organisation of the activities to be developed within the technological training component, the organisation of Work-Based Training (WBT), and the organisation of the Professional Aptitude Test (PAT) were the main focuses of this analysis. The results show that the pedagogical supervision practiced by the Course Director in vocational courses contributes significantly to the success of the course in several ways: in the close monitoring of students during the WBT and in the preparation of the PAT; in the active collaboration with the teaching team and other stakeholders, aligned with the students' educational and professional objectives; in the efficient articulation between the various formal elements of the educational process, guaranteeing the coherence and relevance of the content offered. It can be concluded that the pedagogical supervision exercised by the Course Director is a determining factor in the quality of vocational courses, enabling students to take this educational path, and providing them with the necessary support to face the challenges of training and enter the labour market with confidence.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, Ana Cecília Inácio Sá Morais de - O papel supervisivo do diretor de curso no ensino profissional [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2024. 155 p.
dc.identifier.tid203670558
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16248
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCursos profissionaispt_PT
dc.subjectDiretor de cursopt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas organizacionaispt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectVocational coursespt_PT
dc.subjectCourse directorpt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectOrganisational practicespt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.titleO papel supervisivo do diretor de curso no ensino profissionalpt_PT
dc.title.alternativeThe supervisional role of the course director in vocational educationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

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