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Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPinto, João
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2019-12-16T11:09:12Z
dc.date.available2019-12-16T11:09:12Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionArtigo apresentado na XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019, promovida pela Universidade do Minho em Braga.pt_PT
dc.description.abstractEste texto pretende refletir sobre as potencialidades da utilização dos jogos na aprendizagem. Para o efeito, analisa-se o conceito de jogo na sociedade e a sua influência no desenvolvimento de aprendizagens atendendo aos avanços tecnológicos, nomeadamente, quanto à aplicação da Inteligência Artificial. Conclui-se que a gamificação da aprendizagem é uma tendência, sendo um caminho inevitável e irreversível, principalmente, se considera-mos as potencialidades da aplicação da inteligência artificial aos jogos digitais.pt_PT
dc.description.abstractThis text aims to reflect on the potential of the use of games in learning. For this purpose, the concept of game in society is analyzed and also its influence in the development of learning, bearing in mind the technological advances, namely in the application of Artificial Intelligence. It can be concluded that the gamification of learning is a trend, as an inevitable and irreversible path, specially if we consider the potential of the application of artificial intelligence to digital games.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-97374-8-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8896
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competênciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectJogospt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectJogos eletrónicospt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectGamespt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectElectronic gamespt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.titleAprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage721pt_PT
oaire.citation.startPage713pt_PT
oaire.citation.titleAtas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019pt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameCardoso
person.givenNameJoão
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
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