Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.12 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa sociedade em que a tecnologia toma a dianteira, a educação surge como
uma necessidade premente de atualização estratégica no desenvolvimento dos jovens. Pela
forma como os jogos online se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e
facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula.
A aplicação do jogo online 3rd Word Farmer numa turma de 9º ano pretendeu compreender o
seu potencial educativo assim como, de forma contextualizada, promover competências
geográficas. Desta forma a investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e
interpretativa, constituindo um estudo de caso. Após recolha de dados, análise e interpretação
dos resultados pode concluir-se que, no contexto estudado, o jogo online 3rd World Farmer foi
um elemento motivador para a aprendizagem e contribuiu claramente para o desenvolvimento
de competências em geografia no 9º ano. No entanto, foram encontradas algumas limitações
que se podem contornar no contexto da aplicação do jogo junto dos alunos.
Description
Keywords
Jogo online Educação Competências Geografia 3rd World Farmer
Pedagogical Context
Citation
Simões, P., & Bidarra, J. (2012). O Jogo 3rd World Farmer como promotor de competências em Geografia. Comunicação publicada nas atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning – EJML 2012, Coimbra, 26 de outubro de 2012.