Repository logo
 
Publication

A avaliação da acessibilidade, arquitetura de informação e usabilidade aplicada às plataformas E-learning na saúde

dc.contributor.authorDominguinhos, Nuno Ricardo Fragoso
dc.date.accessioned2014-03-17T10:39:54Z
dc.date.available2014-03-17T10:39:54Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractNum mercado global em crescimento e competitivo, as organizações da saúde que tiram partido das tecnologias de informação conseguem beneficiar e promover o seu capital humano. A gestão do conhecimento assume um papel crucial, dado que proporciona decisões importantes aos seus trabalhadores e colaboradores. O ensino destas competências é determinante para habilitá-los a lidar com diversas situações e contribuir para a excelência técnica e qualidade dos serviços prestados. O seu desenvolvimento passa por sensibilizar todos os atores para a sua importância, ao capacitá-los com mais e melhor formação, que conduz a um novo paradigma no domínio da saúde centrado no conceito de educação contínua. Assim, a utilização de plataformas e-Learning, surge como uma estratégia adequada que permite à organização definir um fio condutor para a integração do saber e melhor desempenho, com menor esforço e menor consumo de recursos. Para que estas premissas beneficiem os profissionais de saúde, aplicaram-se conceitos, como a acessibilidade, a arquitetura de informação e a usabilidade, que visam funcionar como uma janela que aponta novas direções na conceção e implementação de cursos e plataformas e-Learning na saúde. Deste modo, numa fase inicial foi realizado um levantamento heurístico por um avaliador e posteriormente procedeu-se à elaboração de testes com profissionais da saúde que desempenham funções em outras instituições e onde as plataformas se encontram implementadas. 2 O contributo principal deste estudo, será averiguar lacunas e propor novos métodos que garantam uma melhor interação dos profissionais com a informação e as plataformas de e-Learning.por
dc.description.abstractIn a global market growth and competitive health organizations that take advantage of information technology can benefit and promote their human capital. The knowledge management plays a crucial role, as it provides important decisions for their workers and employees. The teaching of these skills is crucial to enable them to deal with different situations and contribute to the technical excellence and quality of services. Its development involves all stakeholders to raise awareness of its importance to empower them with more and better training, which leads to a new paradigm in health focused on the concept of continuous education. Thus, the use of e-learning platforms emerges as an appropriate strategy that allows the organization to define a guideline for the integration of knowledge and better performance with less effort and less consumption of resources. For these premises benefit health professionals, we applied concepts such as accessibility, information architecture and usability, aimed to function as a window that points to new directions in the design and implementation of courses and e-learning platforms in health. Thus, at an early stage was a survey by a heuristic assessor and later proceeded to the development of tests with health professionals that play roles in other institutions and where the platforms are implemented. The main contribution of this study will assess gaps and propose new methods to ensure better interaction of professionals with the information and e-Learning platforms.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationDominguinhos, Nuno Ricardo Fragoso - A avaliação da acessibilidade, arquitetura de informação e usabilidade aplicada às plataformas E-learning na saúde [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-24por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3011
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAcessibilidadespor
dc.subjectArquitetura de informaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectInformation architecturepor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectHealth and usabilitypor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleA avaliação da acessibilidade, arquitetura de informação e usabilidade aplicada às plataformas E-learning na saúdepor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage24por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A avaliação da - artigo.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PDF-Artigo
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A educação a distância como.pdf- apresentação.pdf
Size:
1023.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PDF-Apresentação
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: