Publication
Curso de especialização em gestão do ensino superior em angola: internacionalização e sustentabilidade
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Dala, Manuel | |
dc.contributor.author | Saveia, João | |
dc.contributor.author | Ndalamba, Ken | |
dc.contributor.author | Sales, José das Candeias | |
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T17:20:15Z | |
dc.date.available | 2025-05-05T17:20:15Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A Universidade Católica de Angola (UCAN) é a primeira instituição de ensino superior privada de Angola. Durante os seus vinte e cinco anos de existência, procurou antecipar-se aos novos desafios do ensino, primando pela qualidade que as sociedades cada vez mais impõem. Um desses desafios recentes que os gestores abraçaram é o da institucionalização de propostas inovadoras por via do ensino a distância. Esta realidade apenas veio a acontecer em 2022, quando, em parceria internacional com a Universidade Aberta de Portugal, desenhou-se o curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior em formato blended-learning, com o apoio financeiro da União Europeia. O objetivo do curso de especialização era de formar 200 gestores de instituições de ensino superior angolanas, nos vários domínios da gestão universitária. A Universidade Católica de Angola foi a selecionada para materializar este projeto que devia fazer combinar a metodologia de estudo na modalidade híbrida (presencial e a distância). Com isto, abriu-se um grande desafio para a gestão do curso que devia, não apenas aprender as funcionalidades das aulas a distância, mas também planear e decidir sobre os ambientes virtuais mais contextualizados à realidade dos alunos que eram maioritariamente gestores de instituições de ensino superior. Neste aspecto, a parceria com a Universidade Aberta de Portugal foi uma decisão estrategicamente acertada por quanto o alinhamento com as melhores práticas estava garantido com a experiência nacional e internacional. A Universidade Católica de Angola está cada vez mais comprometida com a gestão dos processos educativos e a inclusão de novos modelos de aprendizagem. Os relatórios, das duas primeiras edições do curso, mostram que o ensino superior em Angola precisa crescer também nesta dimensão, alinhando tecnologia às formas convencionais, facilitando alunos e professores na gestão do ensino e das aprendizagens e permitindo a que todos tenham oportunidades de frequentarem um curso pós-graduado ou mesmo graduado, independentemente de onde estiverem. Além dessa vertente a expansão de práticas e inovação também se fazem necessárias com a colaboração internacional de parceiros do mesmo idioma. Esta é outra perspectiva muito evidente nos resultados de avaliação, o da internacionalização, que permitiu à Universidade Católica de Angola alavancar à sua imagem no exterior, sendo pelas pessoas singulares que facilitaram esta imersão, seja por cooperações institucionais, como é o caso concreto da relação com a Universidade Aberta de Portugal. A partir dessa visão de sensibilização para o tema da internacionalização e suas tendências, importância e necessidades para o contexto atual, a iniciativa sobre a formação de gestores de ensino superior em modalidade b-learning, foi um trabalho inovador para despertar e integrar ao nível de gestão outras percepções e experiências no tema, facilitando assim, nas perspectivas após o curso, novos olhares e iniciativas por parte dos gestores na área da educação a distância em suas próprias instituições. A utilização de tecnologias modernas e de didáticas diversificadas pode, assim, otimizar a qualidade do processo formativo e da produção do conhecimento. Para tanto, a metodologia formativa contemplava uma dimensão teórica, por meio de exposições, estudo de materiais, e uma dimensão prática, por meio da análise de casos, relatos de experiências entre outros. Buscou-se ter um conteúdo prático, concreto, inovador e pedagógico ao mesmo tempo, tanto nas aulas presenciais, como nas aulas a distância. Nessa perspectiva, com o Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, a UCAN está certa de ter proporcionado aos gestores de topo das IES de Angola, oportunidades ímpares e espaços para a reflexão sistemática e aprofundada, o intercâmbio produtivo, de modo a assegurar o aprimoramento do saber sobre a gestão no ensino superior na modernidade, em todas as suas dimensões. Assim, a Universidade Católica de Angola tem bases firmes para continuar com a postura inovadora fruto do sucesso do curso de especialização em gestão do ensino superior na modalidade b-learning que lhe valeu a subvenção para a instalação da própria plataforma de ensino a distância. | por |
dc.identifier.citation | Dala, M. ., Saveia , J. ., Ndalamba, K. ., Sales, J. ., & Barros, D. . (2024). CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: INTERNACIONALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Anais CIET:Horizonte, 7(1). https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2870 | |
dc.identifier.issn | 2316-8722 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19862 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.relation.hasversion | https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2870 | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Educação a distância | |
dc.subject | Inovação | |
dc.subject | Internacionalização | |
dc.subject | Sustentabilidade | |
dc.subject | Distance education | |
dc.subject | Innovation | |
dc.subject | Internationalization | |
dc.subject | Sustainability | |
dc.title | Curso de especialização em gestão do ensino superior em angola: internacionalização e sustentabilidade | por |
dc.title.alternative | Specialisation course in higher education management in angola: internalization and sustainability | eng |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Anais CIET:Horizonte|2024 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Sales | |
person.familyName | Barros | |
person.givenName | José das Candeias | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.identifier.ciencia-id | 4110-2169-32A1 | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1087-1478 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
relation.isAuthorOfPublication | aba81da6-8bbe-46eb-9da1-47d569aa0aa7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- CURSO_ESPECIALIZAÇÃO_GESTÃO_ENSINO_SUPERIOR_ANGOLA.pdf
- Size:
- 654.65 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: