Repository logo
 
Publication

Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Aberta

dc.contributor.authorNovo, Ana
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.contributor.authorVasconcelos, Ana Isabel
dc.date.accessioned2016-03-31T16:03:39Z
dc.date.available2016-03-31T16:03:39Z
dc.date.issued2015-11
dc.descriptionEDICIC 2015. 7º Encontro Ibérico realizado na Universidad Complutense de Madrid, de 16-17 de novembro de 2015pt_PT
dc.description.abstractNesta comunicação pretende-se analisar e comentar as potencialidades de uma experiência de ensino em e-learning, no âmbito de uma oferta formativa de 1.º ciclo na área das Ciências da Informação e Documentação (CID). Trata-se de um curso oferecido pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), e que foi concebido com base num Modelo Pedagógico Virtual próprio (MPV®). Este modelo foi criado tendo em conta as oportunidades proporcionadas pela formação online e pelos desafios da educação em rede, explorando de forma pedagógica os recursos digitais e as funcionalidades da plataforma Moodle. Assente numa comunicação essencialmente realizada de forma assíncrona, o modelo aplicado adequa-se de forma particular a estudantes que, inseridos no mercado de trabalho, se veem impedidos de frequentar uma formação superior presencial. Por outro lado, a conceção do curso teve em conta uma auscultação do mercado e a identificação de necessidades concretas de formação de um público que, já se encontrando a desempenhar funções em unidades de informação, não possuía formação de nível superior em CID. Tomando como referente este contexto, em termos metodológicos procedeu-se a uma apreciação reflexiva do curso. Essa análise incidiu sobre o plano curricular, a sua configuração no âmbito do MPV, e um conjunto de dados quantitativos que foram recolhidos ao longo do percurso desenvolvido, nomeadamente através de um inquérito de satisfação aplicado anualmente aos estudantes. Do exame efetuado é possível concluir que esta oferta formativa, que constituiu simultaneamente um desafio para a UAb e uma oportunidade para um grupo específico de profissionais da informação, explorou de forma consequente as potencialidades oferecidas por este sistema de e-learning e pelos recursos digitais.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to analyse and comment on the potential of a teaching experience in e-learning, as part of an offer of a 1st degree in Library and Information Sciences (CID). This is a degree offered by Universidade Aberta of Portugal (UAb), and was designed based on a self owned Virtual Pedagogical Model (MPV®). This model was created taking into account the opportunities offered by online training and network education challenges, exploring educational digital resources and the Moodle platform. Based on mainly asynchronous communication, the applied model fits particularly students who being already employed are prevented from attending higher education. On the other hand, the design of the course took into account a market research and the identification of specific training needs of people that were already working in information services and did not have a higher education degree in CID. Having this context as a reference and in methodological terms a reflective appreciation of the course was done. The analysis focused on the curriculum, its setting within the MPV®, and a set of quantitative data that were collected along the way, like a satisfaction survey applied annually to students. The analysis made allows to conclude that this formative offer, which was both a challenge to the UAb and an opportunity for a particular group of information professionals, consistently explored the potential offered by this e-learning system and by the digital resources.pt_PT
dc.identifier.citationNovo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel - Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Aberta. In EDICIC 2015. Encuentro Ibérico, 7, Madrid, 2015 - "Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital [Em linha] : actas". Madrid : Universidad Complutense de Madrid, 2015. ISBN 978-84-608-3330-7. 11 p.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-608-3330-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5099
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad Complutense de Madridpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://eprints.ucm.es/34721/1/342-Novo_Aprender-em-ambientes.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLicenciatura em CIDpt_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectModelo Pedagógico Virtualpt_PT
dc.subjectFirst degree in LISpt_PT
dc.subjectVirtual pedagogical modelpt_PT
dc.titleAprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Abertapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadridpt_PT
oaire.citation.titleIn Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital: actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015pt_PT
person.familyNameNovo
person.familyNameBastos
person.familyNameVasconcelos
person.givenNameAna
person.givenNameGlória
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-idD21F-18A8-CB8E
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.orcid0000-0002-9179-6352
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.orcid0000-0001-6737-0055
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication1ed5db5c-d09e-470a-a3d5-e01d55b393c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
342-Novo_Aprender-em-ambientes.pdf
Size:
282.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: