Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
459.22 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Web 2.0 surgiu como forma de descrever a segunda geração World Wide Web, onde se privilegia um espaço de interação, de colaboração, de compartilhamento de informações e comunicação global, fomentando uma inteligência coletiva (Pinto, 2011). As Tecnologias necessitam de forma bem clara e sucinta estarem inseridas na Educação a Distância. As TIC oferecem o que há de melhor para isso. A Universidade de Brasília, desde 2007 possui o curso de Educação Física a Distância, qual estará formando sua quarta turma em 2014. Objetivo: descrever qual o nível de utilização pelos alunos e incentivo do curso para o uso das ferramentas da WEB 2.0. Metodologia: foi realizado a aplicação de um questionário online, através do aplicativo google docs, enviado para os alunos do curso de Educação Física da Distância do Programa Pró-Licenciatura e Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília no mês de junho de 2013. Resultados: Desses alunos, 50 responderam o questionário e aceitaram participar da pesquisa através do termo de consentimento livre e esclarecido. Foi perguntado no questionário qual seria o nível de utilização dos recursos WEB 2.0 para realização das atividades do curso, citados como exemplos Buscador GOOGLE, ASK ou outros, Sites, Blogs ou Fotologs, Wikis (Wikipédia), Redes Sociais (Facebook, Orkut, Hi5, Twiter ou outros), Compartilhador de arquivos (Flickr, Slide Share, Google Docs, Youtube ou outros), Chats (do moodle, messenger ou outros). Desses alunos, 96% responderam que utilizam bastante ou frequentemente e apenas 4% utilizam pouco. Foi também perguntando qual é o nível de incentivo da utilização dos recursos da WEB 2.0, fora da plataforma Moodle, pelas instruções das atividades do curso, 24% responderam que o curso não incentiva ou incentiva pouco e 76% responderam que incentivam ou incentivam bastante, e quanto ao incentivo geral do tutor para utilização dos recursos da WEB 2.0 fora da plataforma do curso, 26% responderam que o tutor não incentiva ou incentiva pouco, enquanto 74% responderam que incentiva ou incentiva bastante. Conclusão: Os alunos do curso de Educação Física a Distância da UnB em geral, estão explorando de forma bem satisfatória os recursos da WEB 2.0, além da plataforma Moodle, a qual é utilizada neste curso. A percepção dos alunos quanto ao não ou pouco incentivo da Universidade para a utilização das ferramentas da WEB 2.0 ainda é alto, o qual deve ser revisto e discutido em reuniões pedagógicas, para ser transposto aos alunos a importância da utilização desses recursos, para que os mesmos possam explorar e reconhecer bem as diversas ferramentas gratuitas disponíveis na rede mundial de computadores, que podem fazer um grande diferencial no processo de ensino aprendizagem.
Description
Keywords
Web 2.0 Educação física Ensino a distância Universidades abertas Novas tecnologias Educação Tecnologia da informação e comunicação Brasil III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Citation
Silva, André Ribeiro [et al.] - Utilização das ferramentas da Web 2.0 pelos alunos do curso de educação física a distância da Universidade de Brasília [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-8
Publisher
Universidade Aberta
LE@D
LE@D