Repository logo
 
Publication

Da educação à intervenção social: a construção do conhecimento na transformação da realidade

datacite.subject.sdg01:Erradicar a Pobrezapt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCardoso, Ricardo
dc.contributor.authorMoreira, Darlinda
dc.date.accessioned2020-02-19T14:20:40Z
dc.date.available2020-02-19T14:20:40Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo aborda as potencialidades que as ações educativas, enformadas num projeto de intervenção social, podem ter para a transformação da realidade de indivíduos que se encontram numa situação de vulnerabilidade. Através de duas experiências educativas construiu-se, numa linha metodológica de investigação-ação participativa, um projeto de educação e intervenção social que permitiu simultaneamente conhecer, planificar, transformar, observar e refletir sobre o aumento da consciência crítica e autonomia de seis mulheres. O ato de educar ganhou uma outra dimensão, quando, através de um projeto de intervenção, devidamente participado, se readaptou o conhecimento à prática a fim de a transformar e melhorar.pt_PT
dc.description.abstractThis article discusses the potential that educational actions shaped in a project of social intervention, may have to transform the reality of individuals who are in a vulnerable situation. Throughout two educational experiences it was built a project of education and social intervention, that simultaneously helped identify, plan, process, observe and reflect on the increase of critical awareness and autonomy of six women. The methodological approach was of participatory action research. The act of educating gained another dimension when, through an intervention project, properly participated, knowledge was reconfigured to practice in order to better transform and improve.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, R. & Moreira, D. (2017) Da Educação à Intervenção Social: a construção do conhecimento na transformação da realidade. Em Revista de Estudios e Investigaciónen Psicología y Educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., Nº 05 pp102-106 DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2373pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2373pt_PT
dc.identifier.eissn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9342
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectAdultospt_PT
dc.subjectInvestigação participativapt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSocial interventionpt_PT
dc.subjectProjectpt_PT
dc.subjectAdultspt_PT
dc.subjectParticipatory researchpt_PT
dc.titleDa educação à intervenção social: a construção do conhecimento na transformação da realidadept_PT
dc.title.alternativeFrom education to social intervention: the construction of knowledge in the transformation of realitypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.startPage102pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigaciónen Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeVol. Extr., Nº 5pt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameDarlinda
person.identifier.ciencia-id281C-10F6-8406
person.identifier.orcid0000-0003-4138-4509
person.identifier.scopus-author-id57188837672
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso & Moreira (2017) .pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: