Repository logo
 
Publication

Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch

dc.contributor.authorAmaral, Cybelle Cristina Ferreira
dc.contributor.authorYonezawa, Wilson Massashiro
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2023-01-04T17:40:51Z
dc.date.available2023-01-04T17:40:51Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO artigo tematiza o processo de apropriação do conhecimento, na disciplina “Pensamento Computacional (PC) e Ciência da Computação para Professores de Ciências e Matemática”, na UNESP/Bauru, em 2021.O objetivo foi relacionar os aspectos teórico-práticos da formação docente com o conceito de PC, sinalizando os desafios e as possibilidades didáticas que seus elementos oferecem ao ensino da Matemática, com o uso do Scratch. O estudo configurou- se pelo movimento lógico-histórico do conceito de PC, apoiando-se em Papert (1986) e Wing (2006), pela apresentação do Scratch e a relação entre o PC e as possibilidades didáticas desenvolvidas pela professora da rede particular e os conhecimentos apreendidos na disciplina. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada no Google Meet, a fim de capturar informações sobre os conteúdos abordados e os discursos inerentes ao processo. Assim, o estudo sinalizou as contribuições do PC, com o uso da ferramenta, à formação continuada e ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/40.2022.21701pt_PT
dc.identifier.eissn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13004
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_PT
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.titlePensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratchpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameAmaral
person.familyNameYonezawa
person.familyNameBarros
person.givenNameCybelle Cristina Ferreira
person.givenNameWilson Massashiro
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1675-2296
person.identifier.orcid0000-0003-0607-9787
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7978cf35-c845-4d2c-8b87-0b1d836153b2
relation.isAuthorOfPublication2d62919a-4918-499d-b528-788c15486189
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21701-96371-2-PB.pdf
Size:
467.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: