Publication
Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch
dc.contributor.author | Amaral, Cybelle Cristina Ferreira | |
dc.contributor.author | Yonezawa, Wilson Massashiro | |
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T17:40:51Z | |
dc.date.available | 2023-01-04T17:40:51Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O artigo tematiza o processo de apropriação do conhecimento, na disciplina “Pensamento Computacional (PC) e Ciência da Computação para Professores de Ciências e Matemática”, na UNESP/Bauru, em 2021.O objetivo foi relacionar os aspectos teórico-práticos da formação docente com o conceito de PC, sinalizando os desafios e as possibilidades didáticas que seus elementos oferecem ao ensino da Matemática, com o uso do Scratch. O estudo configurou- se pelo movimento lógico-histórico do conceito de PC, apoiando-se em Papert (1986) e Wing (2006), pela apresentação do Scratch e a relação entre o PC e as possibilidades didáticas desenvolvidas pela professora da rede particular e os conhecimentos apreendidos na disciplina. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada no Google Meet, a fim de capturar informações sobre os conteúdos abordados e os discursos inerentes ao processo. Assim, o estudo sinalizou as contribuições do PC, com o uso da ferramenta, à formação continuada e ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5585/40.2022.21701 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 1983-9294 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13004 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Formação docente | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_PT |
dc.subject | Scratch | pt_PT |
dc.title | Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
person.familyName | Amaral | |
person.familyName | Yonezawa | |
person.familyName | Barros | |
person.givenName | Cybelle Cristina Ferreira | |
person.givenName | Wilson Massashiro | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1675-2296 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0607-9787 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7978cf35-c845-4d2c-8b87-0b1d836153b2 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2d62919a-4918-499d-b528-788c15486189 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c |