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O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade

dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorSantos, Rita Nazaré
dc.contributor.authorFreitas, Maria João
dc.date.accessioned2022-07-05T10:14:33Z
dc.date.available2022-07-05T10:14:33Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNo Português europeu (PE), o domínio da ortografia do sistema vocálico é dificultado por algumas particularidades fonológicas desta variedade (redução vocálica e apagamento de vogais em posição átona), bem como pela acentuada assimetria entre oralidade e representação escrita de segmentos não-consonânticos. No presente estudo, avaliámos 266 textos escritos de aprendentes de PE como língua segunda e falantes de diferentes línguas. Os dados pertencem ao Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 e resultam de materiais produzidos em cursos anuais e de verão de Português Língua Estrangeira (PLE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2010 e 2012. Ao propor uma categorização para os erros ortográficos que afetam o registo das vogais, verificámos a maior frequência de erros de acento (67%), seguidos dos erros segmentais (27%) e dos erros de conversão (3%). A análise dos resultados indiciou a interferência de fatores ortográficos e fonológicos no desempenho ortográfico e fundamentou algumas contribuições para o ensino do PLE.pt_PT
dc.description.sponsorshipTrabalho realizado no âmbito do projeto LeCIEPLE – Learner Corpus: da Investigação ao Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (2014/2015), sedeado no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (UID/LIN/00214/2013) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Proc. n.º134655), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, Adelina, Santos, Rita, & Freitas, Maria João (2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Barbara Hlibowicka-Węglarz, Justyna Wiśniewska, & Edyta Jabłonka (Eds.), Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (pp.181-194). Lublin: Editora da Universidade Marie Curie-Sklodowska. (ISBN 9788377849149)pt_PT
dc.identifier.isbn9788377849149
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12011
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora da Universidade Marie Curie-Sklodowskapt_PT
dc.relationCenter of Linguistics of the University of Lisbon
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguês língua estrangeirapt_PT
dc.subjectLearner corpuspt_PT
dc.subjectErros ortográficospt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.subjectVogaispt_PT
dc.titleO uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter of Linguistics of the University of Lisbon
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F00214%2F2013/PT
oaire.citation.endPage194pt_PT
oaire.citation.startPage181pt_PT
oaire.citation.titleLíngua Portuguesa: Unidade na diversidadept_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameCastelo
person.familyNameFreitas
person.givenNameAdelina
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0003-1155-3930
person.identifier.scopus-author-id14831264100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
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relation.isProjectOfPublication8d3dee1e-c82c-4eb2-bb94-eba09ff9eae8
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