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O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.contributor.author | Santos, Rita Nazaré | |
dc.contributor.author | Freitas, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T10:14:33Z | |
dc.date.available | 2022-07-05T10:14:33Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | No Português europeu (PE), o domínio da ortografia do sistema vocálico é dificultado por algumas particularidades fonológicas desta variedade (redução vocálica e apagamento de vogais em posição átona), bem como pela acentuada assimetria entre oralidade e representação escrita de segmentos não-consonânticos. No presente estudo, avaliámos 266 textos escritos de aprendentes de PE como língua segunda e falantes de diferentes línguas. Os dados pertencem ao Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 e resultam de materiais produzidos em cursos anuais e de verão de Português Língua Estrangeira (PLE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2010 e 2012. Ao propor uma categorização para os erros ortográficos que afetam o registo das vogais, verificámos a maior frequência de erros de acento (67%), seguidos dos erros segmentais (27%) e dos erros de conversão (3%). A análise dos resultados indiciou a interferência de fatores ortográficos e fonológicos no desempenho ortográfico e fundamentou algumas contribuições para o ensino do PLE. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Trabalho realizado no âmbito do projeto LeCIEPLE – Learner Corpus: da Investigação ao Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (2014/2015), sedeado no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (UID/LIN/00214/2013) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Proc. n.º134655), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castelo, Adelina, Santos, Rita, & Freitas, Maria João (2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Barbara Hlibowicka-Węglarz, Justyna Wiśniewska, & Edyta Jabłonka (Eds.), Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (pp.181-194). Lublin: Editora da Universidade Marie Curie-Sklodowska. (ISBN 9788377849149) | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9788377849149 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12011 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editora da Universidade Marie Curie-Sklodowska | pt_PT |
dc.relation | Center of Linguistics of the University of Lisbon | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Português língua estrangeira | pt_PT |
dc.subject | Learner corpus | pt_PT |
dc.subject | Erros ortográficos | pt_PT |
dc.subject | Fonologia | pt_PT |
dc.subject | Vogais | pt_PT |
dc.title | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade | pt_PT |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center of Linguistics of the University of Lisbon | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F00214%2F2013/PT | |
oaire.citation.endPage | 194 | pt_PT |
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oaire.citation.title | Língua Portuguesa: Unidade na diversidade | pt_PT |
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person.familyName | Freitas | |
person.givenName | Adelina | |
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