Repository logo
 
Publication

Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorFernandes, Teresinha
dc.contributor.authorCruz, Dulce Maria
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.date.accessioned2021-01-07T15:22:38Z
dc.date.available2021-01-07T15:22:38Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEntender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding how digital literacy events occur in the context of practices aimed at developing these skills in distance education students is a crucial need in the cyberculture era. This chapter proposes to discuss the concepts of Digital Literacy Practices (PLD) and Digital Literacy Events (ELD) presented in Souza (2016), analyzing the Open Online Module (MAO) of the Open University of Portugal, offered to students as Prior to the frequency of the course they intend to start. In the light of PLD and ELD, the results of the study are analyzed, trying to trace the relationship between the skills to be developed and the dimensions, knowledge and skills mobilized during training that are configured in digital literacy (LD. The results show that LD implies both the appropriation of the new languages of the digital environment and the effective practice of social use of these, and can be enhanced through training.pt_PT
dc.description.sponsorshipCAPES, bolsa de estudos (2012/2013), que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e CNPq, pela concessão da bolsa de Doutorado Sanduíche (2014/2015) na UAb (LE@D).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes, T., Cruz, D. M., Amante, L. (2017). Práticas e Eventos de Letramentos Digitais na formação de estudantes online na Universidade. Interfaces Científicas-Educação, vol 6, nº 1, 81-92pt_PT
dc.identifier.doi10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10360
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEDUNITpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLetramentos digitaispt_PT
dc.subjectCiberculturapt_PT
dc.subjectMídias digitaispt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectUniversidadept_PT
dc.subjectEstudantes onlinept_PT
dc.subjectDigital literacypt_PT
dc.subjectCyberculturept_PT
dc.subjectDigital mediapt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectUniversitypt_PT
dc.subjectOnline studentspt_PT
dc.titlePráticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAracajupt_PT
oaire.citation.endPage92pt_PT
oaire.citation.startPage81pt_PT
oaire.citation.titleInterfaces Científicas-Educaçãopt_PT
person.familyNameAmante
person.givenNameLúcia
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.scopus-author-id56560249400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tferenandes_dcruz_lamante_2017.pdf
Size:
126.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo