Repository logo
 
Publication

Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorDias, Paulo Coelho
dc.contributor.authorAlves, Nuno de Almeida
dc.contributor.authorAbrantes, Pedro
dc.contributor.authorRodrigues, Carla F.
dc.date.accessioned2021-10-04T12:48:33Z
dc.date.available2021-10-04T12:48:33Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper we analyze the use that is given to Moodle Platform in Portugal. Analyzing what are the more widespread uses of this platform in terms of literature, we confront the use given to it in our country. This study integrates information from one research project with 2674 students and 324 teachers. Both the students and the teachers were interviewed in a deep way about the use they do of the Moodle Platform. In terms of results, we find that although the Moodle Platform is already widespread among us, however, its use is essentially limited to the completion of traditional classes merely serving to put information. Other more ambitious features of Moodle are still extremely rare for reasons that we present and problematize.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.7458/SPP2016813145pt_PT
dc.identifier.eissn2182-7907
dc.identifier.issn0873-6529
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11200
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationLearn-Tech, Learning with Information and Communication Technologies
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectEstratégias de estudopt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectLearning strategiespt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.titleUtilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleLearn-Tech, Learning with Information and Communication Technologies
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCS-SOC%2F102690%2F2008/PT
oaire.citation.endPage140pt_PT
oaire.citation.issue81pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleSociologia, Problemas e Práticaspt_PT
oaire.citation.volume2016pt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameAbrantes
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id9A17-6151-34BB
person.identifier.orcid0000-0001-9572-9563
person.identifier.scopus-author-id55522704900
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd
relation.isProjectOfPublication0a82d1f1-86ab-4fc1-9ae0-206bb893fed0
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery0a82d1f1-86ab-4fc1-9ae0-206bb893fed0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SPP2016_Moodle.pdf
Size:
471.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format