Repository logo
 
Publication

Realidade Pós-Fake: uma visão através da arte digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg11:Cidades e Comunidades Sustentáveispt_PT
dc.contributor.authorVeiga, Pedro Alves da
dc.date.accessioned2023-01-31T12:03:26Z
dc.date.available2023-01-31T12:03:26Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNa era dos prefixos e das buzzwords este artigo apresenta o pós-fake como um fenómeno amplamente disseminado, embora desfocado pelo determinismo tecnológico consubstanciado em caixas-negras. Tem as suas origens na propaganda e na utilização consciente de falácias lógicas e na captura da atenção, com o objetivo de afetar de forma impactante a realidade. Esta análise é conduzida através da arte digital, onde os exemplos de caixas-negras abundam, desde os modernos aplicativos móveis, como o FaceApp ou o TikTok, até ao ubíquo Photoshop. O autor propõe a utilização artivista do pós-fake para a exposição dos meandros internos e ocultos destas caixas-negras, através da sua subversão criativa e utilização crítica, ao serviço de uma melhor e mais transparente comunicação, para a compreensão das estruturas e mecanismos subjacentes às estruturas do tecido social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeiga, Pedro (2021). Realidade Pós-Fake: Uma Visão Através da Arte Digital. In Silva, Lawrenberg; Yánez, Cristian; Ricarte, Elmano (Eds.), Cenários Comunicacionais: Novos Diálogos (pp. 247-266). Media XXI.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-729-218-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13272
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherMedia XXIpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPropaganda
dc.subjectBlack-box
dc.subjectManipulação dos media
dc.subjectMédia
dc.subjectArtivismo
dc.titleRealidade Pós-Fake: uma visão através da arte digitalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage266pt_PT
oaire.citation.startPage247pt_PT
oaire.citation.titleCenários Comunicacionais: Novos Diálogospt_PT
person.familyNameVeiga
person.givenNamePedro Alves da
person.identifier2279332
person.identifier.ciencia-id4E19-DA38-48BA
person.identifier.orcid0000-0001-9738-3869
person.identifier.ridU-1628-2017
person.identifier.scopus-author-id57200069759
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CenáriosComunicacionaisII_PedroAlvesdaVeiga-prePrint.pdf
Size:
285.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: