Repository logo
 
Publication

Modalidade da pós-graduação stricto sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal

dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-10T12:55:03Z
dc.date.available2023-02-10T12:55:03Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO artigo, discute os modelos de EaD e, a partir da portaria MEC/CAPES No 275/2018, problematiza a modalidade da pós-graduação stricto sensu, na relação com o contexto híbrido e multimodal. O objetivo é compreender como a cultura híbrida e multimodal contribui para pensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu, enquanto ecossistemas de inovação, tendo como pressuposto a epistemologia reticular, conectiva e atópica, fundamentada em Di Felice. A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Kastrup para produção e análise de dados. Como resultado principal, apresenta-se a o Ecossistema de Inovação na Educação no contexto híbrido e multimodal, como forma de repensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu e sua sustentabilidade. Propõe-se ainda a ressignificação/ampliação da compreensão do lugar dos polos, que passam a ser entendidos enquanto espaços de aprendizagem e articulação com a comunidade/sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThe paper discusses the distance learning models and, from the ordinance MEC/CAPES No 275/2018, problematizes the modality of the stricto sensu postgraduation, in the relation with the hybrid and multimodal context. The objective is to understand how the hybrid and multimodal culture contributes to thinking about the modality of the stricto sensu post-graduate, as innovation ecosystems, based on the reticular, connective and atopic, epistemology, proposed by Di Felice. The qualitative, exploratory and descriptive research makes use of the research-intervention cartographic method, proposed by Kastrup for production and data analysis. As a main result, the Ecosystem of Innovation in Education in the hybrid and multimodal context is presented as a way to rethink the modality of the stricto sensu post-graduate course and its sustainability. It is also proposed the re-signification/enlargement of the understanding of the place of the poles, as spaces of learning and articulation with the community/society.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2019). Modalidade da pós-graduação stricto sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal. Revista Educação Unisinos. 23(4), 689-708, outubro-dezembro 2019pt_PT
dc.identifier.doidoi.org/10.4013/2019.234.06pt_PT
dc.identifier.issn2177-6210
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13366
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.234.06pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectStricto Sensupt_PT
dc.subjectCultura híbrida e multimodalpt_PT
dc.subjectEpistemologia reticular, conectiva e atópicapt_PT
dc.subjectEcossistema de inovaçãopt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectMultimodal and hybrid culturept_PT
dc.subjectReticular, connective and atopic epistemologypt_PT
dc.subjectEcosystem of innovationpt_PT
dc.titleModalidade da pós-graduação stricto sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodalpt_PT
dc.title.alternativeStricto sensu post-graduate modality in discussion: from distance learning models to innovation ecosystems in a hybrid and multimodal contextpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Leopoldo, Porto Alegre, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage708pt_PT
oaire.citation.startPage689pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação Unisinospt_PT
person.familyNameSchlemmer
person.familyNameMoreira
person.givenNameEliane
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
56.Artigo18205-60760055-1-PB.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: