Repository logo
 
Publication

Tecnologias digitais, educação e interculturalidade: perspetivas de estudantes e professores do ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorRamos, Natália
dc.contributor.authorLopes, Ana Cristina Duarte
dc.date.accessioned2025-04-23T09:07:23Z
dc.date.available2025-04-23T09:07:23Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA realidade cultural e educacional tem sofrido grandes mudanças, sobretudo desde 2020 devido à pandemia Covid-19 que veio provocar profundas alterações societais. As tecnologias afirmaram-se na educação permitindo ultrapassar grandes desafios. Mas terão as tecnologias digitais sido fundamentais para a inclusão educacional e intercultural? Ao longo de 2021-2022, foram realizadas entrevistas a docentes e estudantes do ensino superior com o objetivo de compreender como é que as tecnologias digitais influenciaram o ensino, permitindo que o mesmo mantivesse a qualidade, acompanhando um momento fundamental de aprendizagens. Comportamentos e qualidades como a adaptabilidade e resiliência de docentes e estudantes foram fundamentais para o sucesso e evolução da educação. Dos resultados destacam-se as expectativas, quer no ensino presencial, quer no ensino a distância, quanto à identificação de pilares que permitam definir políticas e metodologias de ensino e aprendizagem abertas, flexíveis e que aumentem a motivação e preparação estudantil e docente e, por conseguinte, a qualidade da aprendizagem, assentes numa participação cultural e educacional ativa. Um aspeto essencial é a capacitação dos professores quer ao nível da educação e comunicação intercultural, quer ao nível da literacia tecnológica e educacional, de forma a acompanharem as mudanças verificadas e ajudarem a construir uma sociedade inclusiva, equitativa, intercultural, sustentável e empreendedora.por
dc.description.abstractThe cultural and educational reality has undergone major changes, especially since 2020 due to the Covid-19 pandemic that has caused profound societal changes. Technologies have asserted themselves in education, enabling them to overcome major challenges. But have digital technologies been key to educational and intercultural inclusion? Throughout 2021-2022, interviews were conducted with higher education teachers and students with the aim of understanding how digital technologies influenced teaching, allowing it to maintain quality, accompanying a fundamental moment of learning. Behaviors and qualities such as adaptability and resilience of teachers and students were fundamental to the success and evolution of education. The results highlight the expectations for this school year, both in face-to face and distance learning, in order to help identify pillars that allow defining open, flexible teaching and learning policies and methodologies that increase student and teacher motivation and preparation and, consequently, the quality of learning, based on cultural participation, education and citizenship. An essential aspect is the empowerment of teachers both in education and intercultural communication, as well as in terms of technological and educational literacy, in order to keep up with the changes and help to build an inclusive, equitable, intercultural, sustainable and entrepreneurial society.eng
dc.identifier.citationRamos, M. N.; Lopes, A. C. D. (2024). Tecnologias digitais, educação e interculturalidade: Perspetivas de Estudantes e Professores do Ensino Superior. In J. Jardim E. V. Rodrigues (Coord.). Educação Empreendedora e Cidadania: Novos Paradigmas para um Futuro Colaborativo. SkillsResearch, 767-780
dc.identifier.isbn978-989-35651-2-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19845
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherSkillsResearch
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação
dc.subjectInterculturalidade
dc.subjectTecnologias digitais
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectCidadania
dc.subjectEducation
dc.subjectInterculturality
dc.subjectDigital technologies
dc.subjectLearning
dc.subjectCitizenship
dc.titleTecnologias digitais, educação e interculturalidade: perspetivas de estudantes e professores do ensino superiorpor
dc.title.alternativeDigital technologies, education and interculturality: perspectives of higher education students and teacherseng
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage780
oaire.citation.startPage767
oaire.citation.titleEducação Empreendedora e Cidadania: novos paradigmas para um futuro colaborativo
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameRamos
person.familyNameLopes
person.givenNameNatália
person.givenNameAna Cristina Duarte
person.identifier.ciencia-idDA15-2790-33C3
person.identifier.orcid0000-0002-8448-1846
person.identifier.orcid0009-0005-7253-2350
person.identifier.scopus-author-id56769281700
relation.isAuthorOfPublication1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256
relation.isAuthorOfPublicationf626053a-fcbd-400a-8f2d-0c87fbc0ae5b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf626053a-fcbd-400a-8f2d-0c87fbc0ae5b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tecnologias online Educação e Interculturalidade no Ensino Superior 2024.pdf
Size:
963 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: