Publication
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Moreira, J. António | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ariston Lima | |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T13:18:28Z | |
dc.date.available | 2022-12-31T01:30:18Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020 | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cardoso, Ariston Lima (2020). Conhecimento Tecnológico Pedagógico Do Conteúdo (TPACK): O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil), Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11215 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.subject | Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo | pt_PT |
dc.subject | TPACK | pt_PT |
dc.subject | Educação digital | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) | pt_PT |
dc.title.alternative | Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) | pt_PT |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | report | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca | |
relation.isProjectOfPublication | 42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- POS-DOCR_LE@D-FCT_DEED_2020_Ariston Cardoso.pdf
- Size:
- 5.23 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Relatório de Investigação