Repository logo
 
Publication

Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMoreira, J. António
dc.contributor.authorCardoso, Ariston Lima
dc.date.accessioned2021-10-06T13:18:28Z
dc.date.available2022-12-31T01:30:18Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos.pt_PT
dc.description.sponsorshipFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, Ariston Lima (2020). Conhecimento Tecnológico Pedagógico Do Conteúdo (TPACK): O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil), Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Abertapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11215
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.subjectConhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdopt_PT
dc.subjectTPACKpt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleConhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)pt_PT
dc.title.alternativeRelatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)pt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isProjectOfPublication2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca
relation.isProjectOfPublication42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
POS-DOCR_LE@D-FCT_DEED_2020_Ariston Cardoso.pdf
Size:
5.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Relatório de Investigação