Repository logo
 
Publication

Projetos de vídeos interativos no ensino superior : multimédia semântico e a aprendizagem

dc.contributor.authorManeira, António
dc.contributor.authorFreitas, João Correia de
dc.date.accessioned2014-04-14T16:08:03Z
dc.date.available2014-04-14T16:08:03Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractNum panorama de crescente utilização da internet e nomeadamente da Web 2.0 nos mais variados contextos profissionais e pessoais é necessária a promoção de um conjunto de novos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes no ensino por forma a fazer chegar a mais pessoas formas inclusivas de literacia digital. Descreve-se aqui um estudo em curso onde se desenvolveu e aplicou um modelo de ensino-aprendizagem que integra a utilização de ferramentas da Web 2.0 e a produção por parte dos alunos de vídeos interativos. A componente mais inovadora do estudo está associada ao recurso a uma aplicação (Korsakow), que facilita a estruturação de segmentos de vídeo numa lógica sequencial não-linear enfatizando uma abordagem semântica dos conteúdos. O estudo desenvolve-se de acordo com uma abordagem “design-based” que aqui será apresentada assim como indicadores iniciais do sucesso da implementação das várias intervenções desenvolvidas.por
dc.description.abstractIn the context of the increasing use of the internet and particularly of the Web 2.0 in the most diverse professional and personal contexts the promotion in schools of a new set of notions, capabilities, skills and attitudes is considered necessary as a way to extend the reach of an inclusive digital literacy. This paper describes an ongoing study where a teaching-learning model was developed and applied with the aim of supporting the use of Web 2.0 tools and student’s production of interactive videos. Innovation in this study mainly drives from the emphasis on the content semantic structuring that the proposed model allows, mainly associated with the use of an application (Korsakow) that facilitates non-linear sequential structuring of video segments. The study followed a design-based approach that will here be presented as well as initial indicators of success in the model in the developed project iterations.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationManeira, António; Freitas, João Correia de - Projetos de vídeos interativos no ensino superior [Em linha]: multimédia semântico e a aprendizagem. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-20por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3074
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectWeb semânticapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectKorsakowpor
dc.subjectSemantic webpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleProjetos de vídeos interativos no ensino superior : multimédia semântico e a aprendizagempor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage20por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
projetos de videos. pdf.pdf
Size:
300.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
projetos de videos - apresent..pdf
Size:
628.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: