Repository logo
 
Publication

A moda na era pós-digital

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorMarcos, Adérito
dc.contributor.authorPereira, Selma
dc.date.accessioned2018-04-10T13:15:46Z
dc.date.available2018-04-10T13:15:46Z
dc.date.issued2018-02-16
dc.date.submitted2018-03-10
dc.description.abstractO fenómeno moda surgiu intimamente ligado à modernidade, à cultura das massas, ao cinema. A moda abraçou a evolução tecnológica da era digital e difundiu-se pela multiplicidade de ecrãs. Com o capitalismo estético, enunciado por Gilles Lipovetsky, a moda hibridizou-se com outras áreas artísticas e de consumo. A lógica de produção de moda, assente nos conceitos do novo, do efémero e da sedução, apoderou-se e remodelou outros campos da sociedade contemporânea. O surgimento de artefactos de moda no panorama da arte contemporânea floresce com a estética pós-digital, ou seja aquela que se propõe para lá do domínio ou mesmo da subjugação ao digital. Estes artefactos questionam e obrigam a repensar a forma como a moda é exposta em galerias/museus, o seu lugar enquanto objeto artístico e a interação entre este e o público. São objetos de desejo que se transformam em agentes indutores de pensamento crítico. A investigação tem como ponto de partida os artefactos de moda pós-digitais, sendo nosso objetivo investigar a convergência da moda com a média-arte digital, numa perspetiva pós-digital, enquanto forma de crítica social e de expressão patrimonial, através da análise, interpretação e criação de artefactos/instalações. Com esta tese conseguimos demonstrar que a moda tem vindo a “evoluir” do digital para o pós-digital, e que neste último domínio acentuou as dimensões de criação de desejo e de consciência crítica, assim como em alguns casos recuperou a dimensão de expressão patrimonial. No decorrer desta tese foram criadas seis artefactos/instalações, publicados vários artigos em fóruns científicos e apresentadas comunicações.pt_PT
dc.description.abstractThe fashion phenomenon was closely linked to modernity, the masses’ culture and the cinema. The Fashion embraced technological evolution of the digital era and spread out through the multiplicity of screens. With the aesthetic capitalism, enunciated by Gille Lipovetsky, the fashion hybridized with other artistic areas and of consumption. The logic of fashion production, based on the concepts of the new, ephemeral and of seduction, seized and remodelled other fields of contemporary society. The emergence of fashion artefacts in the contemporary art scene develops with post- digital aesthetics, proposes beyond the importance or even the influence to digital. These artefacts question and compel to rethink the way fashion is exposed in galleries/ museums, its place as an artistic object and the interaction between this and the public. They are objects of desire, which become critical thinking inducers. The research has as a starting point the post-digital fashion artefacts; it is our goal to investigate the convergence of fashion with Media-Art, in a post-digital perspective, as a way of social criticism and patrimonial expression, through the analysis, interpretation and creation of artefacts/ installations. With this thesis we have been able to demonstrate that fashion has been “evolving” from digital for the post-digital, and that in the latter domain fashion has been develop from digital to post-digital emphasized the dimensions of creation of desire and critical awareness, as in some cases it has regained the dimension of patrimonial expression. In the course of this thesis six artefacts/installations were created, published several articles in scientific publications and presented Communications.pt_PT
dc.identifier.citationPereira, Selma - A moda na era pós-digital [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 2 vol.
dc.identifier.tid101471874pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7265
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectMédia-arte digitalpt_PT
dc.subjectPós-digitalpt_PT
dc.subjectArtefactospt_PT
dc.subjectEstéticapt_PT
dc.subjectInstalaçõespt_PT
dc.subjectFashionpt_PT
dc.subjectPost-digitalpt_PT
dc.subjectMedia-artpt_PT
dc.subjectDigital aesthetics/computationalpt_PT
dc.titleA moda na era pós-digitalpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMoita da Silva Pereira
person.givenNameSelma Eduarda
person.identifier.ciencia-idFC17-2287-D70E
person.identifier.orcid0000-0002-5800-2899
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationafce0433-e230-402f-9319-8532265d7774
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryafce0433-e230-402f-9319-8532265d7774
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_SelmaPereira.pdf
Size:
6.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_Anexos_SelmaPereira.pdf
Size:
15.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: