Repository logo
 
Publication

Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorMarcos, Adérito
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.contributor.authorFerreira, Ricardo Alexino
dc.date.accessioned2023-01-04T16:51:28Z
dc.date.available2023-01-04T16:51:28Z
dc.date.issued2022-12
dc.description.abstractA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.pt_PT
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic had a profound impact on the pedagogical processes of face-to-face universities. The mandatory confinement of the university population implied the transposition of classroom teaching to online classes, leading to a considerable increase in the use of videoconferencing systems, establishing new (or reinforcing the existing ones) online learning communities. These online learning practices tend to be maintained after the end of the pandemic insofar as they provide complementary alternatives for contact, sharing and collaboration in a network, determining unstructured forms of hybrid pedagogical models of distance learning. In this article we describe concrete emergency online teaching practices implemented during the pandemic in two face-to-face teaching universities, the University of Saint Joseph in Macau; and the University of São Paulo, Brazil, carrying out a critical analysis in light of the online distance learning praxis in vogue at Portuguese Open University, Portugal, a virtual distance learning university, with a view to defining a virtual pedagogical model of general nature that can provide principles and guidelines for the planning, organization and implementation of a manageable online university-level educational offer for post-pandemic times supported by research evidence and emerging trends.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes Marcos, A., Morgado, L., & Alexino Ferreira, R. (2022). “Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia”. Revista de Estilos de Aprendizaje, 15(30), 130–149. https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.4673pt_PT
dc.identifier.doi10.55777/rea.v15i30.4673pt_PT
dc.identifier.issn1988-8996
dc.identifier.issn2332-8533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12997
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEduSoC Lab, Universidad Complutense de Madridpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/4673pt_PT
dc.subjectPandemia Covid-19pt_PT
dc.subjectPráticas de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino a distância onlinept_PT
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_PT
dc.subjectModelo Pedagógico Virtualpt_PT
dc.subjectEnsino pós-pandémicopt_PT
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_PT
dc.subjectTeaching and learning practicespt_PT
dc.subjectOnline distance learningpt_PT
dc.subjectCollaborative learningpt_PT
dc.subjectVirtual pedagogical modelpt_PT
dc.subjectPost-pandemic educationpt_PT
dc.titlePráticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiapt_PT
dc.title.alternativeOnline teaching and learning practices in Macau, Portugal and Brazil: towards a post-pandemic global virtual pedagogical modelpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage149pt_PT
oaire.citation.issue30pt_PT
oaire.citation.startPage130pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estilos de Aprendizaje. Número especial: Investigación y formación en cibercultura. Educación, tecnología y aprendizajept_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameFernandes Marcos
person.familyNameMorgado
person.familyNameFerreira
person.givenNameAdérito
person.givenNameLina
person.givenNameRicardo Alexino
person.identifierR-000-03D
person.identifier.ciencia-id0617-948A-BB8D
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-9164-9686
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.orcid0000-0002-9596-9265
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id22980054100
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication92eaf7dd-dd52-4541-bd86-9e58a7fee6c7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ArtigoFerreiraMorgadoFMarcos_pub.pdf
Size:
1.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: