Repository logo
 
Publication

Autoavaliação no subsistema de Ensino Superior Angolano: perspetivas de coordenadores de autoavaliação

dc.contributor.authorLeite, Paulo
dc.contributor.authorSousa, Joana
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2025-12-03T16:42:48Z
dc.date.available2025-12-03T16:42:48Z
dc.date.issued2025-06
dc.date.updated2025-12-01T13:57:54Z
dc.description.abstractEm Angola, a cultura de avaliação da qualidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) encontra-se em fase de consolidação, com iniciativas fragmentadas e algumas resistências por parte das instituições, apesar da existência de normativas legais que orientam esse processo. O presente estudo, apresentado de forma parcial nesta comunicação, visa compreender como as IES angolanas implementam o processo de autoavaliação para garantir a qualidade do ensino. A Lei n.º 32/20, de 12 de agosto, juntamente com o seu Decreto Presidencial n.º 203/18, de 30 de agosto, que estabelecem as regras para a Avaliação e Acreditação da Qualidade das Instituições de Ensino Superior, assim como o Decreto Executivo n.º 108/20, de 9 de março, que detalha o processo de autoavaliação das IES, e o Decreto Presidencial n.º 180/18, de 26 de junho, compõem a base legal que contextualiza este estudo. Paralelamente, obras de referência sobre a avaliação, como Capucho (2001); Pacheco et ai. (2020), e Da Silva (2016) fornecem o suporte teórico indispensável à análise realizada. A pesquisa caracteriza-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas e à análise documental como técnicas de recolha de dados, com foco nos dirigentes dos gabinetes de garantia de qualidade, nos membros das Comissões de Autoavaliação. Os resultados do estudo indicam que as IES angolanas se encontram em processo de aprimoramento da autoavaliação, reconhecendo a sua importância para a garantia da qualidade do ensino. Espera-se que as IES utilizem os procedimentos de autoavaliação como ferramenta para o seu autoconhecimento e para a melhoria das suas práticas, alinhando o contexto do ensino superior angolano com as normas internacionais de avaliação e garantia da qualidadepor
dc.description.abstractln Angola, the culture of quality evaluation within Higher Education lnstitutions (HEls) is in a phase of consolidation, characterized by fragmented initiatives and some resistance from institutions, despite the existence of legal frameworks guiding this process. This study, presented partially in this communication, aims to understand how Angolan HEls implement the self-evaluation process to ensure teaching quality. The legal basis for this study comprises Law No. 32/20, of August 12, along with its Presidential Decree No. 203/ 18, of August 30, which establish the rules for the Evaluation and Accreditation of Quality in Higher Education lnstitutions, as well as Executive Decree No. 108/20, of March 9, which details the self-evaluation process for HEls, and Presidential Decree No. 180/18, of June 26. Concurrently, reference works on evaluation, such as Capucho (2001); Pacheco et ai. (2020), and Da Silva (2016) provide essential theoretical support for the analysis conducted. The research employs a qualitative methodology, utilizing interviews and document analysis as data collection techniques, with a focus on the heads of quality assurance offices and members of Self-Evaluation Committees. The study's findings indicate that Angolan HEls are in the process of enhancing their self-evaluation practices, recognizing its importance for ensuring teaching quality. lt is anticipated that HEls will utilize self-evaluation procedures as a toai for self-understanding and for improving their practices, aligning the Angolan higher education context with international standards of evaluation and quality assurance.eng
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion
dc.identifier.slugcv-prod-4613964
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20498
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAvaliação institucional
dc.subjectAutoavaliação
dc.subjectInstituições de ensino superior
dc.subjectQualitative researchen_US
dc.subjectInstitutional evaluationen_US
dc.subjectHigher educationen_US
dc.subjectSchools’ self-evaluationen_US
dc.titleAutoavaliação no subsistema de Ensino Superior Angolano: perspetivas de coordenadores de autoavaliaçãopor
dc.title.alternativeSchools’ self-evaluation in the Angolan Higher Education subsystem: perspectives of the self evaluation coordinatorseng
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-09
oaire.citation.conferencePlaceBraga
oaire.citation.titleLivro de Atas do XVIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.cv.cienciaid991A-6004-246D | FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ComunicaA_A_o_Paulo_Filipa_Joana_Galaico_2025.pdf
Size:
3.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: