Repository logo
 
Publication

A educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorVieira, Márcia de Freitas
dc.contributor.authorSeco, Carlos
dc.date.accessioned2020-12-18T11:33:31Z
dc.date.available2020-12-18T11:33:31Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 que acometeu a população mundial no início de 2020 exigiu dos governantes ações emergenciais nas mais variadas áreas da sociedade no intuito de conter a propagação da doença. As medidas de distanciamento social sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotadas na maioria dos países causaram o fechamento das escolas, o que impôs um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online. Este artigo busca refletir sobre o atual cenário educacional frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, a partir de uma revisão sistemática de literatura das primeiras contribuições da comunidade científica brasileira e portuguesa sobre os efeitos e desafios da pandemia do COVID-19 na Educação. O estudo toma como base as produções publicadas no Portal de periódicos da CAPES, nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, no SCIELO e no Google Scholar, no período de março/2020 a julho/2020 e revela desafios vivenciados por alunos e professores, estratégias adotadas pelos dirigentes escolares e professores para mitigar os efeitos da transição para o ensino e aprendizagem remotos e as perspectivas futuras para a educação.pt_PT
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic that affected the world population in early 2020 required governments to take emergency actions in the most varied areas of society in order to contain the spread of the disease. The measures of social distance suggested by the World Health Organization (WHO) and adopted in most countries caused the closure of schools, which imposed a new educational model, supported by digital technologies and based on online education methodologies. This article seeks to reflect on the current educational scenario facing the pandemic caused by the new coronavirus, based on a systematic literature review of the first contributions of the Brazilian and Portuguese scientific community on the effects and challenges of the COVID-19 pandemic in Education. The study takes as a basis the productions published in the CAPES periodicals Portal, in the Scientific Open Access Repositories of Portugal - RCAAP, in SCIELO and in Google Scholar, in the period from March / 2020 to July / 2020 and reveals challenges experienced by students and teachers, strategies adopted by school leaders and teachers to mitigate the effects of the transition to remote teaching and learning and future prospects for education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVieira, M. F. & Seco, C. (2020). A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação. 28, 1013-1031. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.1013pt_PT
dc.identifier.doi10.5753/RBIE.2020.28.0.1013pt_PT
dc.identifier.issn2317-6121
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10313
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Brasileira de Informática na Educação – RBIEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://br-ie.org/pub/index.php/rbiept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectCompetência digitalpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectEmergency remote teachingpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectDigital competencept_PT
dc.titleA educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literaturapt_PT
dc.title.alternativeEducation in the context of the COVID-19 pandemic: a systematic literature reviewpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1031pt_PT
oaire.citation.issue28pt_PT
oaire.citation.startPage1013pt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Informática na Educação – RBIEpt_PT
person.familyNamede Freitas Vieira
person.familyNameSeco da Silva
person.givenNameMárcia
person.givenNameCarlos Manuel
person.identifier.ciencia-id3A14-00C7-19F5
person.identifier.ciencia-id761E-12A7-42A4
person.identifier.orcid0000-0001-6631-4633
person.identifier.orcid0000-0003-3572-0510
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f
relation.isAuthorOfPublicationd53b0f82-aac3-4029-b52f-a72a4ff3c95e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd53b0f82-aac3-4029-b52f-a72a4ff3c95e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mvieira_cseco_artigo RBIE.pdf
Size:
713.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format