Repository logo
 
Publication

Racionalidades, produção normativa e desafios autonómicos pós 25 de Abril: o caso da Região Autónoma da Madeira

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Maria João
dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.date.accessioned2024-12-11T14:42:35Z
dc.date.available2024-12-11T14:42:35Z
dc.date.issued2024-06
dc.description.abstractDepois do 25 de Abril de 1974 a democratização da gestão foi mote para justificar várias das reformas levadas a cabo na escola sem que isso tivesse significado um abrandamento da centralização política e administrativa, visível na excessiva produção normativa que em muito contribui para limitar a verdadeira participação e autonomia dos atores educativos. Acresce a presença hegemónica das racionalidades instrumental e mecânica nas decisões enformadas de neutralidade, impedindo, por essa via, a capacidade crítica, arrojada e criadora que a democracia inclui. A democratização da escola, porque entendida enquanto projeto em construção, tem que reconhecer como relevante um conjunto de variáveis, quer sejam as relativas às agendas políticas que orientam a ação das lideranças, ao modo de escolher os seus líderes, à distribuição do poder e à democratização das suas estruturas organizacionais ou de gestão, pois delas depende o seu desenvolvimento. A Região Autónoma da Madeira, enquanto espaço privilegiado ao acontecer da gestão democrática, por refletir uma realidade que é influenciada, mas também influencia as políticas educativas nacionais, permite reconhecer a vantagem que advém de atuar dentro de um contexto autonómico. Por essa via, a possibilidade de adaptação considerando as necessidades e particularidades da Madeira expressam o relevo da autonomia política e administrativa para a concretização da democracia.pt_PT
dc.description.abstractAfter the 25th of April 1974, the democratization of management was the reason to justify several of the reforms carried out at school without this having meant a slowdown in political and administrative centralization, visible in the excessive normative production that greatly contributes to limiting the true participation and autonomy of educational actors. In addition, there is the hegemonic presence of instrumental and mechanical rationalities in decisions shaped by neutrality, thereby impeding the critical, bold, and creative capacity that democracy includes. The democratization of the school, because understood as a project under construction, has to recognize as relevant a set of variables, whether they are those relating to the political agendas that guide the actions of leaders, the way of choosing their leaders, the distribution of power and the democratization of its organizational or management structures, as its development depends on them. The Autonomous Region of Madeira, as a privileged space for democratic management, as it reflects a reality that is influenced, but also influences, national educational policies, allows us to recognize the advantage that comes from acting within an autonomous context. In this way, the possibility of adaptation considering the needs and particularities of Madeira expresses the importance of political and administrative autonomy for the realization of democracy.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle63.06pt_PT
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16940
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
dc.subjectGestão democráticapt_PT
dc.subjectRegião Autónoma Madeirapt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectRacionalidadespt_PT
dc.subjectDemocratic managementpt_PT
dc.subjectRationalitiespt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.titleRacionalidades, produção normativa e desafios autonómicos pós 25 de Abril: o caso da Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.title.alternativeRationalities, normative production and autonomic challenges post April 25th: the case of the Autonomous Region of Madeirapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage99pt_PT
oaire.citation.issue63pt_PT
oaire.citation.startPage85pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume63pt_PT
person.familyNameCarvalho
person.familyNameFraga
person.familyNameAlmeida
person.givenNameMaria João
person.givenNameNuno
person.givenNameAna Patrícia
person.identifier.ciencia-idF818-2985-BA55
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.orcid0000-0003-4198-706X
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione064af34-e72e-4b6e-a875-2e8ccc80f9db
relation.isAuthorOfPublication15852479-64d1-4bf4-9692-2dba7e999e48
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery15852479-64d1-4bf4-9692-2dba7e999e48

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
9570-Texto do artigo-27698-1-10-20240723 (2).pdf
Size:
152.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: