Repository logo
 
Publication

Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino Superior

dc.contributor.authorSerra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorMelo, Thiago Anchieta
dc.date.accessioned2025-01-03T11:58:09Z
dc.date.available2025-01-03T11:58:09Z
dc.date.issued2024-12-31
dc.description.abstractA contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.pt_PT
dc.description.abstractContemporary times require us, teachers of all teaching modalities and levels, to be digitally literate to the point of using Digital Communication Information Technologies (DCIT) in a safe, critical, responsible, and transformative way. Assessing, in this way, the techno-competent profile of teachers is the first step in the process of creating a generation of teachers capable of introducing technologies into their teaching practices. Therefore, this study aimed to assess, using the DigCompEdu Checkin scale, the techno-pedagogical skills of teachers at the State University of Maranhão, UEMA, regarding the use of digital information and communication technologies, in different areas of knowledge. The work started from understanding what digital skills involve, to applying the assessment instrument virtually. The results revealed that UEMA has teachers at all levels of techno-pedagogical fluency, according to the DigCompEdu scale, with a greater concentration of teachers at levels A2, exploratory and B1, integrative. That said, these teachers need to improve their digital skills to face the challenges of the technological world, since digital fluency allows them to enrich teaching practices and their own professional development, in addition to basic digital skills, generating transformative education aligned with skills required in the modern world.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3982pt_PT
dc.identifier.issn2176-0136
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/17078
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEducação superiorpt_PT
dc.subjectDiagnósticopt_PT
dc.subjectDigCompEdupt_PT
dc.subjectTecnocompetênciaspt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectTDICpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectDiagnosispt_PT
dc.subjectTechno-competencypt_PT
dc.subjectTechnologiespt_PT
dc.subjectDCITpt_PT
dc.titleCompetências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino Superiorpt_PT
dc.title.alternativeDigital competencies and their pedagogical applications: an assessment of teaching skills in higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage172pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage153pt_PT
oaire.citation.titlePesquisa em Focopt_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameRIBEIRO DE SOUZA SERRA
person.familyNameMarques Moreira
person.familyNameDias Trindade
person.givenNameILKA MÁRCIA
person.givenNameJosé António
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0003-1622-5434
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.scopus-author-id35614106400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a341b93-4ed4-430c-bd22-b26e8a039c36
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ARTIGO+7+OK_ComIlka.pdf
Size:
617.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: