Publication
Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino Superior
dc.contributor.author | Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza | |
dc.contributor.author | Moreira, J. António | |
dc.contributor.author | Trindade, Sara Dias | |
dc.contributor.author | Melo, Thiago Anchieta | |
dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:58:09Z | |
dc.date.available | 2025-01-03T11:58:09Z | |
dc.date.issued | 2024-12-31 | |
dc.description.abstract | A contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno. | pt_PT |
dc.description.abstract | Contemporary times require us, teachers of all teaching modalities and levels, to be digitally literate to the point of using Digital Communication Information Technologies (DCIT) in a safe, critical, responsible, and transformative way. Assessing, in this way, the techno-competent profile of teachers is the first step in the process of creating a generation of teachers capable of introducing technologies into their teaching practices. Therefore, this study aimed to assess, using the DigCompEdu Checkin scale, the techno-pedagogical skills of teachers at the State University of Maranhão, UEMA, regarding the use of digital information and communication technologies, in different areas of knowledge. The work started from understanding what digital skills involve, to applying the assessment instrument virtually. The results revealed that UEMA has teachers at all levels of techno-pedagogical fluency, according to the DigCompEdu scale, with a greater concentration of teachers at levels A2, exploratory and B1, integrative. That said, these teachers need to improve their digital skills to face the challenges of the technological world, since digital fluency allows them to enrich teaching practices and their own professional development, in addition to basic digital skills, generating transformative education aligned with skills required in the modern world. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3982 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2176-0136 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/17078 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Educação superior | pt_PT |
dc.subject | Diagnóstico | pt_PT |
dc.subject | DigCompEdu | pt_PT |
dc.subject | Tecnocompetências | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias | pt_PT |
dc.subject | TDIC | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Diagnosis | pt_PT |
dc.subject | Techno-competency | pt_PT |
dc.subject | Technologies | pt_PT |
dc.subject | DCIT | pt_PT |
dc.title | Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino Superior | pt_PT |
dc.title.alternative | Digital competencies and their pedagogical applications: an assessment of teaching skills in higher education | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 172 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 153 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pesquisa em Foco | pt_PT |
oaire.citation.volume | 29 | pt_PT |
person.familyName | RIBEIRO DE SOUZA SERRA | |
person.familyName | Marques Moreira | |
person.familyName | Dias Trindade | |
person.givenName | ILKA MÁRCIA | |
person.givenName | José António | |
person.givenName | Sara | |
person.identifier.ciencia-id | 2B14-ACE3-6C96 | |
person.identifier.ciencia-id | C714-2907-EDFF | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1622-5434 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0147-0592 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5927-3957 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35614106400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a341b93-4ed4-430c-bd22-b26e8a039c36 | |
relation.isAuthorOfPublication | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010 |