Repository logo
 
Publication

A importância do brincar para os pais e educadores na educação infantil

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorGoulão, Fátima
dc.contributor.authorBarrionuevo, Clevani
dc.date.accessioned2018-10-10T11:08:53Z
dc.date.available2018-10-10T11:08:53Z
dc.date.issued2018-05-18
dc.date.submitted2018-10-10
dc.description.abstractO brincar contém o mundo e ao mesmo tempo, contribui para expressá-lo, pensá-lo e recriá-lo. Brincando, jogando e criando narrativas, as crianças estão falando de si próprias, de seus medos, coragens, angústias, sonhos e ideais. Estão falando de seu tempo, da cultura em que vivem, aprendem e se desenvolvem. Pensando nisso, o presente estudo busca com-preender a importância atribuída ao brincar, presente na cultura lúdica infantil, diante do amplo contexto que envolve as crianças dentro dos diversos ambientes sociais (escola e casa) e como esses processos educativos são produzidos e valorizados. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta e quatro famílias com filhos que cursam a educação infantil (de 4 a 6 anos de idade), de uma escola privada no interior do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Essencialmente o estudo está dividido em três partes. A primeira parte consta um resumo do brincar como um conceito e delineia algumas considerações teóricas em relação ao brincar, como alguns motivos para valorizar a sua prática e a resolução de problemas. A segunda parte trata das metodologias utilizadas na investigação e referência as concepções analisadas, utilizaram-se fontes múltiplas de evidência, como questionários prontos, observações e conversas. Na terceira parte é realizada uma análise de toda questão do brincar e o valor atribuído a ela na investigação, resumindo alguns conceitos e colocando novas considerações, trazendo à tona as concepções da família e educadores sobre o assunto. No decorrer de toda pesquisa as observações e sugestões são apoiadas por referenciais à literatura.pt_PT
dc.description.abstractPlay contains the world and at the same time contributes to express it, to think it, and to recreate it. By playing, playing and creating narratives, children are talking about themselves, their fears, their bravery, their anguish, their dreams, and their ideals. They are talking about their time, the culture in which they live, learn and develop. Thinking about this, the present study seeks to understand the importance attributed to playing, present in children's play culture, in view of the wide context that involves children within the various social environments (school and home) and how these educational processes are produced and valued. The subjects of the survey were forty-four families where their children attend kindergarten (from 4 to 6 years old), from a private school in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Essentially the study is divided into three parts. The first part presents a summary of play as a concept and outlines some theoretical considerations regarding play as some reasons to value practice and problem solving. The second part deals with the methodologies used in the research and reference the analyzed conceptions, multiple sources of evidence were used, such as questionnaires, observations and conversations. In the third part, an analysis of the whole question of play and the value attributed to it in the investiga-tion is carried out, summarizing some concepts and putting new considerations, bringing to the fore the conceptions of the family and educators on the subject. In the course of all research the observations and suggestions are supported by references to literature.pt_PT
dc.identifier.citationBarrionuevo, Clevani - A importância do brincar para os pais e educadores na educação infantil [Em linha]. [S.l.]. [s.n.]. 214 p.
dc.identifier.tid201985772
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7544
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação das criançaspt_PT
dc.subjectAtividade lúdicapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectEducadorespt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectMetodologia da investigaçãopt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.titleA importância do brincar para os pais e educadores na educação infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMAE_ClevaniBarrionuevo.pdf
Size:
14.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: