Repository logo
 
Publication

Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal : da teoria à prática : recursos educacionais abertos e acesso aberto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorMorgado, Lina
dc.contributor.advisorTeixeira, António
dc.contributor.authorCardoso, Paula
dc.date.accessioned2018-06-19T15:23:10Z
dc.date.available2018-06-19T15:23:10Z
dc.date.issued2017-07-19
dc.date.submitted2018-06-19
dc.description.abstractA importância da partilha de conhecimento e do papel dos sistemas do ensino superior na atual economia global do conhecimento tem sido reconhecida ao longo dos últimos anos, por iniciativas e entidades um pouco por todo o mundo. Neste contexto, o movimento da educação aberta tem sido fundamental na criação de oportunidades de inovação pedagógica, das quais destacamos o movimento dos Recursos Educacionais Abertos e o movimento do Acesso Aberto, por estarem intimamente relacionados com as duas funções inerentes à carreira dos docentes do ensino superior: a função pedagógica, referente a atividades de ensino e a função científica, relativa a atividades de investigação. Foi neste contexto que a presente investigação se desenvolveu, à luz do conceito de scholarship e das alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede e do movimento global de abertura ao conhecimento. O presente estudo teve como principal objetivo compreender de que forma as perceções e práticas dos docentes/investigadores das instituições de ensino superior público em Portugal face aos Recursos Educacionais Abertos possam estar relacionadas com as suas perceções e práticas face ao Acesso Aberto. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com uma abordagem metodológica mista. O desenho metodológico estruturou-se em torno de duas fases empíricas. A primeira consistiu na aplicação de um inquérito por questionário a docentes/investigadores de todas as instituições de ensino superior públicas em Portugal. A segunda consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a especialistas em Recursos Educacionais Abertos e Acesso Aberto. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que, embora exista já algum conhecimento e utilização de Recursos Educacionais Abertos e Acesso Aberto nas práticas de ensino e investigação dos docentes das instituições de ensino superior público portuguesas, existe ainda um desconhecimento generalizado nos dois domínios. Contudo, a convergência das perceções dos docentes/investigadores inquiridos face aos dois domínios, também convergentes com as perspetivas dos especialistas, fornecem evidências sobre a possibilidade uma abordagem comum a nível das práticas educacionais abertas dos docentes/investigadores, no sentido de tornar os seus recursos educacionais e científicos abertos, reforçando assim os princípios de transparência, colaboração e maior abertura ao conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThe importance of knowledge sharing and the role of higher education in the current global knowledge economy has been increasingly recognised in the last years, by entities and initiatives spread across the world. In this context, the open education movement has been essential in creating new pedagogical opportunities, particularly the Open Educational Resources and the Open Access movements, as they are closely related to the academic functions that are intrinsically part of scholarly activities: the pedagogical function, regarding teaching activities and the scientific function, regarding research activities. Within this framework, the current research has revisited the concept of scholarship and the changes that have occurred as response to the challenges of the network society and the global movement of openness to knowledge. The main purpose of this research was to understand how the perceptions and practices of faculty in public higher education institutions in Portugal towards Open Educational Resources are related to their perceptions and practices towards Open Access. It is an exploratory and descriptive study, with a mixed methods approach. The methodological design was structured into two empirical phases. The first was based on collecting data from faculty in all public higher education institutions in Portugal, by means of a questionnaire survey. The second phase was based on semistructured interviews conducted to Portuguese specialists in both fields. The results obtained indicate that, although faculty already show some degree of knowledge and use of Open Educational Resources and Open Access in their teaching and research practices, there is still a general lack of knowledge in both fields. However, the convergence of faculty perceptions regarding both fields, also convergent with the perspectives from experts, provide evidence on the possibility of a common approach to both fields in faculty educational practices, with the purpose of opening up their educational and scientific resources, thus reinforcing the principles of transparency, collaboration and openness to knowledge.pt_PT
dc.identifier.citationCardoso, Paula - Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal [Em linha]: da teoria à prática : recursos educacionais abertos e acesso aberto. [S.l.]: [s.n.], 2017. 389 p.
dc.identifier.tid101460066pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7363
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectAcesso abertopt_PT
dc.subjectEducação em redept_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectPráticas educacionais abertaspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEnsino públicopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectOpen educational resourcesept_PT
dc.subjectOpen accesspt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectOpen educational practicespt_PT
dc.subjectScholarshippt_PT
dc.titlePráticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal : da teoria à prática : recursos educacionais abertos e acesso abertopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCardoso
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-idB41A-3170-5C6B
person.identifier.orcid0000-0002-6613-9510
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication056f8510-140c-4dca-b714-4f0f34d27615
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery056f8510-140c-4dca-b714-4f0f34d27615
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_PaulaCardoso.pdf
Size:
34.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: