Repository logo
 
Publication

Gamificação: a transformação do cenário educacional por meio de ferramentas dinâmicas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorNando, Luis Fernando
dc.contributor.authorBandeira, Kaio da Silva
dc.contributor.authorArouche, Jennifer da Cruz
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Correia da
dc.contributor.authorRocha, Luzidelma Do Nascimento Freitas
dc.contributor.authorSilva, Mauricio Eduardo Chaves e
dc.date.accessioned2025-01-27T18:43:06Z
dc.date.available2025-01-27T18:43:06Z
dc.date.issued2024-08
dc.description.abstractEste estudo traz reflexões acerca do ensino-aprendizagem de alunos através da gamificação no cenário educacional, sobretudo no que diz respeito à disseminação do conhecimento por meios eletrônicos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições de diversos autores, cujas principais categorias de análise foram: Gamificação e Ensino Aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi demonstrar uma análise dos aspectos positivos e negativos de ferramentas que proporcionam gamificação dentro do ambiente educacional. Sendo assim, percebe-se a necessidade de engajamento e motivação de práticas diferenciadas, mostrando as dificuldades dos alunos utilizando os recursos educacionais tradicionais se comparados com o uso de computadores, aparelhos celulares e a internet. Além disso, é abordada uma explanação sobre a demanda de repensar a forma de ensinar e aprender, o funcionamento das ferramentas nas plataformas do Nearpod e Kahoot, e a efetividade de ambas no contexto em diferentes situações. Pontuamos, ainda, que o Nearpod e Kahoot demonstraram bons resultados em relação à utilização para os fins propostos, e aspectos positivos no manuseio de ferramentas no cenário educacional. Desse modo, o presente estudo conseguiu averiguar informações relevantes em relação à didática com ferramentas que propiciam gamificação no contexto educacional.por
dc.description.abstractThis study offers reflections on the teaching-learning process of students through gamification in the educational scenario, especially regarding the dissemination of knowledge through electronic means. In this sense, qualitative research of a bibliographic nature was carried out, based on the contributions of various authors, whose main categories of analysis are Gamification and Teaching-Learning. The objective of the research is to demonstrate an analysis of the positive and negative aspects of tools that provide gamification within the educational environment. Thus, the need for engagement and motivation in differentiated practices is perceived, highlighting the difficulties students face using traditional educational resources compared to the use of computers, mobile phones, and the internet. Additionally, an explanation is given about the demand to rethink the way of teaching and learning, the functioning of tools on the Nearpod and Kahoot platforms, and the effectiveness of both in different situations. Furthermore, it is pointed out that Nearpod and Kahoot demonstrated good results in relation to their use for the proposed purposes, and positive aspects in handling tools in the educational scenario. This study was able to ascertain relevant information regarding the didactics of tools that provide gamification in the educational context.eng
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss2e202425
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19410
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37417
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEnsino-aprendizagem
dc.subjectGamificação
dc.subjectFerramentas tecnológicas
dc.subjectTeaching-learning
dc.subjectGamification
dc.subjectTechnological tools
dc.titleGamificação: a transformação do cenário educacional por meio de ferramentas dinâmicaspor
dc.title.alternativeGamification: the transformation of the educational scenario through dynamic toolseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V7_N2_p. e202425.pdf
Size:
886.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: