Repository logo
 
Publication

Formadores de adultos : dilemas e práticas profissionais na área de matemática

dc.contributor.authorFantinato, Cecilia
dc.contributor.authorMoreira, Darlinda
dc.date.accessioned2016-03-20T08:43:54Z
dc.date.available2016-03-20T08:43:54Z
dc.date.issued2015-05
dc.descriptionVersão bilingue português/inglêspt_PT
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo problematizar os desafios colocados aos formadores da área Matemática para a Vida (MV), bem como analisar a adaptação e criação de práticas profissionais que emergem da concretização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) existente na educação de adultos, em Portugal. Metodologicamente, o estudo desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa e multissituada, acompanhando a dinâmica dos Centros Novas Oportunidades e, particularmente, os formadores da área MV, os quais na sua maioria já tinham sido ou eram professores de matemática no ensino regular. Tendo por enquadramento os documentos oficiais de referência, emergiram, dos resultados da análise de conteúdo das entrevistas realizadas com os formadores, dilemas e desafios que são analisados face: às novas práticas pedagógicas que os formadores têm de desenvolver e implementar para atuar nesse modelo específico da educação de adultos; à diversidade existente entre os adultos que recorrem ao processo RVCC; à necessidade de descodificar e adaptar os documentos oficiais na área da MV. A pesquisa desenvolvida permitiu constatar que a metodologia do processo RVCC parece estimular nos formadores de MV uma postura dialógica e de legitimação de saberes matemáticos do cotidiano, que muito se aproxima de uma perspetiva etnomatemática. Os resultados apontam para novas posturas e práticas profissionais relacionadas com a procura de novas metodologias de ensino e de validação de aprendizagens, alargando anteriores perspectivas e desenvolvendo a identidade e a compreensão do significado de ser professor/ formador de uma forma mais holística e enquadrada na realidade educativa da formação de adultos.pt_PT
dc.description.abstracthis article aims to discuss the challenges adult educators in the field of “Mathematics for Life” face, as well as to analyse the adaptation and creation of professional practices that emerge from the implementation of the recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC) process used in the Portuguese adult education system, and in the New Opportunities Centres in particular. Methodologically, the study was undertaken using a qualitative, multi-situated approach that focussed on the dynamics of the New Opportunities Centres, particularly educators in the field of “Mathematics for Life”, who were formerly mathematics teachers in the mainstream education system. Using the official Portuguese documents as a reference framework, the results of the content analysis of the interviews conducted with the adult educators revealed dilemmas and challenges. These were analysed from the perspective of new teaching practices that educators in the “Mathematics for Life” field need to develop and implement in this particular model of adult education, the diversity amongst the adults who use the RVCC system and the need to decode and adapt official documents in this specific area. Our research shows that the recognition, validation and certification of competencies (RVCC) process tends to encourage adult educators in the “Mathematics for Life” area to take a dialogical stance that legitimates the daily mathematical knowledge of adults in a way that resembles an ethnomathematics perspective. The results indicate both new attitudes and professional practices related to the search for new teaching methodologies, the validation of learning, expanding previous perspectives and developing the process of identity, as well as understanding the meaning of becoming an adult educator in a more holistic way, contextualised within the educational reality of adult education.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT - (PEst-OE/ SADG/UI0289/2014) e FCT- (SFRH/BPD7815/2011)
dc.identifier.citationFlaminato, Cecilia; Moreira, Darlinda - Formadores de adultos : dilemas e práticas profissionais na área da matemática = Adult educators : dilemmas and professional practices in the area of mathematics: "Educação e Pesquisa" [Em linha]. ISSN 1678-4634. (2015), 17 p.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022015031830pt_PT
dc.identifier.issn1678-4634
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5053
dc.language.isoporpt_PT
dc.language.isoeng
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015005031830&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptpt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectProcesso RVCCpt_PT
dc.subjectPráticas profissionaispt_PT
dc.subjectFormadores de matemática para a vidapt_PT
dc.subjectEtnomatemáticapt_PT
dc.subjectAdult educationpt_PT
dc.subjectProfessional practicespt_PT
dc.subjectMathematics for lifept_PT
dc.subjectEthnomathematicspt_PT
dc.titleFormadores de adultos : dilemas e práticas profissionais na área de matemáticapt_PT
dc.title.alternativeAdult educators : dilemmas and professional practices in the area of mathematicspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de S. Paulo - Brasilpt_PT
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameDarlinda
person.identifier.ciencia-id281C-10F6-8406
person.identifier.orcid0000-0003-4138-4509
person.identifier.scopus-author-id57188837672
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fantinato & Moreira (2015) Artigo Educação e Pesquisa.pdf
Size:
276.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fantinato & Moreira (2015) versao ingles.pdf
Size:
243.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: