Repository logo
 
Publication

Reivindicações educativas das línguas nacionais em Angola no contexto de predomínio da língua portuguesa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorEdmundo, Francisco
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.date.accessioned2022-09-21T10:20:07Z
dc.date.available2022-09-21T10:20:07Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA educação é inegavelmente um domínio prioritário de um determinado país. São vários os países que entenderam essa importância e por isso fizeram grandes esforços para melhorar os seus sistemas de educação, obtendo daí grandes resultados, ao contrário daqueles países que adotaram o modelo educacional herdado do colonialismo e continuaram com este sem uma reflexão profunda sobre as necessidades e aspirações dos seus povos. Angola é um desses países que herdaram os seus sistemas educacionais do colonialismo, e com vista a reverter a situação, deve favorecer o sector da educação com uma visão projetada a partir dos seus fenómenos sociais, culturais e sobretudo linguísticos. Isto implica uma nova decisão política em relação ao atual sistema educacional, que teima em não acolher nem acomodar o ensino e aprendizagem das línguas nacionais, por força das crises estruturais que se desenvolveram durante a sua história colonial. Este artigo trata da questão das línguas nacionais em Angola e aborda as vozes que reivindicam a sua inserção no sistema educacional, como forma de reverter o atual status quo onde o ensino é ministrado única e exclusivamente em língua portuguesa. O artigo sugere a introdução de uma educação plurilíngue que consista em ensinar e aprender simultaneamente mais de duas línguas, ou seja, a língua de implantação numa dada região do país, a língua com maior número de falantes, que é o umbundu, bem como a língua da capital, Luanda, que é o kimbundu.pt_PT
dc.description.abstractEducation is undeniably a priority sector for a given country. Many countries have taken this importance into consideration making improvements on their education system obtaining suc-cessful results. However other countries have adopted educational standard inherited from colonialism following them without a deep reflection on the needs and aspirations of their people. Angola is one of those countries that inherited their educational systems from colonialism, and in view to reverse the situation, it must invest in the education sector with a vision projected from its social, cultural and most importantly linguistic context. This implies a new political decision in relation to the current educational system which which insists on rejecting accommodating for teaching and learning of national languages due to the structural crises derived from its colonial history. This article deals with the issue of local languages in Angola and echoes the voices that claim their introduction in the educational system, as a way of reversing the current status quo where teaching is done only and exclusively in Portuguese. The article suggests the introduction of a multilingual education that consists of simultaneously teaching and learning more than two languages, that is, the language of implantation in a given region of the country, the language with the largest number of speakers, which is Umbundu, as well as language of the capital, Luanda, which is Kimbundu.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/id.v12i5.23457pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12213
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23457pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectLínguas nacionaispt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectEnsino plurilínguept_PT
dc.subjectPolíticas linguísticaspt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectColonialismopt_PT
dc.subjectNational languagespt_PT
dc.subjectPortuguese languagept_PT
dc.subjectMultilingual educationpt_PT
dc.subjectLanguage policypt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectColonialismpt_PT
dc.titleReivindicações educativas das línguas nacionais em Angola no contexto de predomínio da língua portuguesapt_PT
dc.title.alternativeEducational calls for national languages in Angola in the context of portuguese language predominancept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage192pt_PT
oaire.citation.issue5pt_PT
oaire.citation.startPage177pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNameEdmundo
person.familyNameNobre
person.givenNameFrancisco
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0001-5183-6834
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication47cbbeb9-1034-49a1-8587-6f296481f62e
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
edmundo_anobre.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: