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O desejo em várias claves: ‘’A morte de Isolda’’

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorAlves, Maria Theresa Abelha
dc.date.accessioned2023-04-26T08:40:06Z
dc.date.available2023-04-26T08:40:06Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO poema A morte de Isolda combina a sonoridade e o poético e articula polifonicamente o mito genesíaco do conhecimento, o mito medieval do amor-paixão, o drama lírico de Wagner de modo a evidenciar oposições primárias: vida e morte, matéria e espírito, obediência e transgressão, céu e terra. A derradeira ária da ópera Tristan und Isolde apresenta um libreto redundante que serve de substrato ao poema de Jorge de Sena, este que é um produto da escuta inteligente de seu autor, capaz de recriar a música em outra linguagem. Assim o trítono que dá início à ópera, inaugurando-lhe o tema condutor, é reproduzido na primeira imagem do poema , acompanhando-o de estrofe a estrofe. O poema é lido como são lidos os mitos e a música, na horizontalidade melódica e na verticalidade dos acordes e arpejos, a fim de evidenciar o processo atrativo que torna a linguagem erótica e o poema herético.pt_PT
dc.description.abstractThe poem «A morte de Isolda» combines sonority and poetic and polyphonically articulates the genesis myth of knowledge, the medieval myth of love-passion, Wagner’s lyrical drama in order to evidence primary opposition: life and death, matter and spirit, obedience and transgression, heaven and earth. The last aria of the opera Tristan und Isoldepresents a redundant libretto that serves as a substrate to the poem of Jorge de Sena, which is a product of the intelligent listening of its author, able to recreate the music in another language. Thus the tritone that initiates the opera, inaugurating the conductive theme to him, is reproduced in the first image of the poem, accompanying it from stanza to stanza. The poem is read as myths and music are read, in the melodic horizontality and verticality of the chords and arpeggios, in order to highlight the attractive process that makes the language erotic and the poem heretical.pt_PT
dc.description.sponsorshipEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto «UID/ELT/00077/2019»pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, Maria Theresa Abelha - O desejo em várias claves: ‘’A morte de Isolda’’. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 3 (julho-dez. de 2019), p. 32-41pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53943/ELCV.0119pt_PT
dc.identifier.eissn2184-4097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13657
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://e-lcv.online/index.php/revista/article/view/57pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectMitopt_PT
dc.subjectCorrelações intersemióticaspt_PT
dc.subjectAmor fatalpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectMythpt_PT
dc.subjectSemiotic correlationspt_PT
dc.subjectDeadly lovept_PT
dc.titleO desejo em várias claves: ‘’A morte de Isolda’’pt_PT
dc.title.alternativeDesire in several keys: "A morte de Isolda"pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage41pt_PT
oaire.citation.startPage32pt_PT
oaire.citation.titlee-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes [e-LCV]pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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