Repository logo
 
Publication

Linha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliação

dc.contributor.authorCosta, Henriqueta Silva
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2014-05-06T10:52:54Z
dc.date.available2014-05-06T10:52:54Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractOs jovens que hoje frequentam os ciclos mais avançados do ensino básico dominam já, nas atividades do quotidiano, as ferramentas tecnológicas. Assim, a escola não é o espaço em que o jovens têm oportunidade de desenvolver a aprendizagem das novas tecnologias mas deve ser o espaço que acolhe a relação que os jovens já estabeleceram com as novas tecnologias utilizando-a para promover a motivação no processo de ensino e aprendizagem. O nosso estudo foi desenvolvido com base numa atividade proposta aos alunos de um curso de educação e formação no âmbito da disciplina de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST). A turma tinha 15 alunos a frequentar o primeiro ano de um curso do tipo II, nível II, ou seja, com equivalência ao terceiro ciclo do ensino básico. A atividade proposta aos alunos e desenvolvida ao longo dos segundo e terceiro períodos letivos do ano letivo 2012/2013 obrigava ao recurso à internet e a uma rede social, nomeadamente o facebook. Apesar de todas as aulas de HSST a esta turma serem aulas de cariz presencial, optou-se por solicitar aos alunos o desenvolvimento de uma tarefa integralmente de cariz virtual. Assim, no decurso da tarefa não existiram interações presenciais sobre a mesma que se desenvolvia exclusivamente no espaço de um grupo restrito do facebook. A tarefa foi estruturada em várias fases e todas as fases foram acompanhadas de aulas no laboratório de informática que permitissem a utilização, em contexto de sala de aula do computador. Apesar dos alunos serem estimulados a desenvolver a tarefa fora da sala de aula, as aulas no laboratório de informática garantiam o acesso de todos os alunos ao espaço virtual em que se desenvolvia a tarefa. A avaliação dos alunos no que se refere à atividade desenvolvida integrava uma avaliação aos posts colocados quanto ao seu número e pertinência e uma avaliação aos comentários apesentados quanto ao seu número, pertinência, contextualização e promoção do diálogo. O trabalho centra-se, portanto, numa investigação desenvolvida em torno desta atividade de avaliação proposta a um grupo de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos que se desenvolveu integralmente num contexto online. Pretendemos, ao longo desta comunicação, apresentar as potencialidades desta atividade online como apoio ao ensino presencial e, sobretudo, a avaliação do trabalho realizado pelos alunos integrada na sua avaliação final à disciplina.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationCosta, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina - Linha temática 10 : Avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial [Em linha] : um instrumento de avaliação. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-16por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3171
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleLinha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage16por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
person.familyNameOliveira
person.givenNameIsolina
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As redes sociais.pdf
Size:
665.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: