Publication
Linha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliação
dc.contributor.author | Costa, Henriqueta Silva | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | |
dc.date.accessioned | 2014-05-06T10:52:54Z | |
dc.date.available | 2014-05-06T10:52:54Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | Os jovens que hoje frequentam os ciclos mais avançados do ensino básico dominam já, nas atividades do quotidiano, as ferramentas tecnológicas. Assim, a escola não é o espaço em que o jovens têm oportunidade de desenvolver a aprendizagem das novas tecnologias mas deve ser o espaço que acolhe a relação que os jovens já estabeleceram com as novas tecnologias utilizando-a para promover a motivação no processo de ensino e aprendizagem. O nosso estudo foi desenvolvido com base numa atividade proposta aos alunos de um curso de educação e formação no âmbito da disciplina de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST). A turma tinha 15 alunos a frequentar o primeiro ano de um curso do tipo II, nível II, ou seja, com equivalência ao terceiro ciclo do ensino básico. A atividade proposta aos alunos e desenvolvida ao longo dos segundo e terceiro períodos letivos do ano letivo 2012/2013 obrigava ao recurso à internet e a uma rede social, nomeadamente o facebook. Apesar de todas as aulas de HSST a esta turma serem aulas de cariz presencial, optou-se por solicitar aos alunos o desenvolvimento de uma tarefa integralmente de cariz virtual. Assim, no decurso da tarefa não existiram interações presenciais sobre a mesma que se desenvolvia exclusivamente no espaço de um grupo restrito do facebook. A tarefa foi estruturada em várias fases e todas as fases foram acompanhadas de aulas no laboratório de informática que permitissem a utilização, em contexto de sala de aula do computador. Apesar dos alunos serem estimulados a desenvolver a tarefa fora da sala de aula, as aulas no laboratório de informática garantiam o acesso de todos os alunos ao espaço virtual em que se desenvolvia a tarefa. A avaliação dos alunos no que se refere à atividade desenvolvida integrava uma avaliação aos posts colocados quanto ao seu número e pertinência e uma avaliação aos comentários apesentados quanto ao seu número, pertinência, contextualização e promoção do diálogo. O trabalho centra-se, portanto, numa investigação desenvolvida em torno desta atividade de avaliação proposta a um grupo de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos que se desenvolveu integralmente num contexto online. Pretendemos, ao longo desta comunicação, apresentar as potencialidades desta atividade online como apoio ao ensino presencial e, sobretudo, a avaliação do trabalho realizado pelos alunos integrada na sua avaliação final à disciplina. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | por |
dc.identifier.citation | Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina - Linha temática 10 : Avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial [Em linha] : um instrumento de avaliação. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-16 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-738-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3171 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Aberta | por |
dc.publisher | LE@D | |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | |
dc.title | Linha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliação | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 16 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | por |
person.familyName | Oliveira | |
person.givenName | Isolina | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1A-DA51-38BA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7214-3655 | |
person.identifier.scopus-author-id | 8296254000 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c |