Repository logo
 
Publication

Um modelo de design educacional para ambientes mistos e EaD

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCasanova, Diogo
dc.contributor.authorPessoa, Teresa
dc.date.accessioned2021-04-12T16:02:10Z
dc.date.available2021-04-12T16:02:10Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo debruça-se sobre a importância da inovação pedagógica no desenho de coreografias de aprendizagem em ambientes mistos e a distância. Apresentamos um modelo pedagógico desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor no desenho de atividades de aprendizagem em ambientes mistos e em EaD. O modelo 4As: Apresentação, Abertura, Aprofundamento e Apropriação, procura ajudar o professor a desenhar atividades online centradas no estudante ao mesmo tempo que procura ajudar a refletir sobre a componente presencial e sobre as diversas tipologias de aprendizagem. Procuramos ainda refletir sobre o papel da formação pedagógica de professores, nomeadamente a importância que modelos como o TPACK têm para ajudar a perceber as sinergias, em cenários de formação, existentes entre a tecnologia, a pedagogia, o contexto e o conteúdo. O artigo termina com uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores.pt_PT
dc.description.abstractThis paper addresses the relevance of pedagogical innovation in learning design for blended and distance learning contexts. We present a new pedagogical model that aims at helping teachers to design learning activities in blended and distance learning. The 4As model: Presenting, Opening, Deepening and Appropriating has the objective to help teachers design online activities that are student-centred as well as helping them to reflect about the role of face-to-face learning and the diverse range of learning types. The paper also aims to reflect about the role of pedagogical training, especially the pertinence of using models such as the TPACK who help to understand the synergies between technology, pedagogy, context and content in training scenarios. We finish by reflecting about the role of continuous professional development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCasanova, Diogo, and Maria Teresa Pessoa. "UM MODELO DE DESIGN EDUCACIONAL PARA AMBIENTES MISTOS E EAD." EmRede-Revista de Educação a Distância 7, no. 1 (2020): 4-20.pt_PT
dc.identifier.issn2359-6082
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10632
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectDesenho educacionalpt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectLearning designpt_PT
dc.subjectInstructional designpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectBlended-learningpt_PT
dc.subjectTeachers trainingpt_PT
dc.titleUm modelo de design educacional para ambientes mistos e EaDpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage4pt_PT
oaire.citation.titleEmRede. Revista de Educação a Distânciapt_PT
person.familyNameCasanova
person.familyNamePessoa
person.givenNameDiogo
person.givenNameMaria Teresa
person.identifier.ciencia-idE11C-54F0-4049
person.identifier.ciencia-idA013-8BAE-FF03
person.identifier.orcid0000-0002-8586-0370
person.identifier.orcid0000-0002-5252-3618
person.identifier.scopus-author-id25654637500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication928baf82-d57e-4e67-9952-2ac6f0e9252e
relation.isAuthorOfPublication0c13196d-12ea-4a5e-86fa-485d60f5a402
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery928baf82-d57e-4e67-9952-2ac6f0e9252e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
571-Texto do artigo-3299-1-10-20201014.pdf
Size:
333.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format