Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.92 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação é o resultado de uma investigação realizada no concelho de Odivelas, focalizada na problemática dos professores em início de carreira.
A condição de professor em início de carreira impõe a inversão de papéis – de aluno a professor, permitindo continuar como actor no ambiente escolar.
A entrada no sistema de educação formal justifica uma abordagem histórica sobre a Educação nos últimos séculos e faz ainda sentido a pergunta: o que é a Educação?
Abre-se uma janela de oportunidades e desafios, mas também de dificuldades, que se analisam.
Apresenta-se um quadro teórico onde se faz uma breve referência ao papel do professor, desde a sua formação inicial até ao momento em que passa à vida activa. São analisadas as suas satisfações/insatisfações e como se podem manifestar.
A nossa orientação metodológica radica nas abordagens quantitativas e interpretativas e na teoria crítica, sendo a recolha de informação feita através de questionários.
Description
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Educação Docentes Formação de professores Preparação para a vida activa Estágios Realização profissional
Pedagogical Context
Citation
Simões, Mara Adriana Fazenda - Início da carreira docente [Em linha] : desafios e dificuldades. [Lisboa : s.n.], 2008. 153 p.
Publisher
Universidade Aberta