Repository logo
 
Publication

Institucionalização da educação a distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimento

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorLima, Daniela da Costa Britto Pereira
dc.contributor.authorCruz, Joseany
dc.date.accessioned2022-08-01T16:00:37Z
dc.date.available2022-08-01T16:00:37Z
dc.date.issued2022-07-22
dc.description.abstractA educação a distância no Brasil, desde a sua regulamentação, vem sendo ofertada como uma modalidade de educação que carrega consigo concepções variadas, por vezes, confundida com educação remota, educação aberta, e-learning, educação flexível, dentre outras, sobretudo nos dias atuais. Nesse sentido, este artigo traz a diferenciação desses conceitos, para, em seguida, tecer considerações que permitam a compreensão de como a modalidade de EaD vem se configurando nos cenários educacional e político brasileiros. Para este constructo, apresentamos a trajetória da EaD e os impactos dos programas de fomento do governo federal, com destaque para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede e-Tec Brasil, principais ações nacionais voltadas à EaD pública e gratuita desde 2006, que, apesar de custear a oferta de cursos superiores e técnicos de nível médio, possuem raiz em interesses do capitalismo neoliberal. Isso porque, conforme apontado no trabalho, estes programas contribuem para a precarização da modalidade e, consequentemente, para o aumento dos preconceitos que a EaD vem sofrendo ao longo do tempo no país. Como resultado, são visíveis os impactos negativos dessa dinâmica nos processos de institucionalização da EaD, tão necessários para o desenvolvimento de uma educação a distância forte, consolidada e com qualidade socialmente referenciada.pt_PT
dc.description.abstractDistance Learning (DL), since its regulation, has been offered as a modality of education that implies a variety of conceptions, often confused with remote education, open education, eLearning, and flexible education, among others, especially nowadays. In this context, this article differentiates these concepts, and then presents reflections that allow an understanding of how DL has developed in the Brazilian educational and political scenarios. To this end, it presents the evolution of DL and the impacts of the federal government’s funding programs with emphasis on the Open University of Brazil (UAB) and the e-Tec Brazil Network, the main national efforts towards public DL since 2006, which, despite funding the offer of higher education and technical courses, have their roots in the interests of neoliberal capitalism. The reason is that, as pointed out in the paper, these programs contribute to the precariousness of the modality and, consequently, to the increase of bias that DL has been suffering in the country. As a result, there are visible negative impacts of this dynamic on the institutionalization processes of DL, which are vital for the development of a strong, consolidated, and with socially referenced quality Distance Learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLima, D. C.B. P., & Cruz, J. R. (2022). Institucionalização da educação a distância no Brasil: desafios e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, 1(1). 49-57. http//doi.org/10.18817/vjshr. v1i1.15pt_PT
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v1i1.15pt_PT
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12105
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/15pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectPossibilidadespt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectInstitutionalizationpt_PT
dc.subjectChallengespt_PT
dc.subjectPossibilitiespt_PT
dc.titleInstitucionalização da educação a distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimentopt_PT
dc.title.alternativeInstitutionalization of distance education in Brazil: from conceptualization to its developmentpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage57pt_PT
oaire.citation.startPage49pt_PT
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Researchpt_PT
person.familyNameda Costa Britto Pereira Lima
person.familyNameCruz
person.givenNameDaniela
person.givenNameJoseany
person.identifier.orcid0000-0002-1075-2113
person.identifier.orcid0000-0001-6141-8345
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6145195b-c323-4f85-9e93-a3ef181d10bc
relation.isAuthorOfPublication56e215aa-ff99-4fca-af1c-6591d2b6607e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery56e215aa-ff99-4fca-af1c-6591d2b6607e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo 5 - INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL.pdf
Size:
267.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
institutionalization_of_distance_education_in_brazil__(240p).mp4
Size:
14.03 MB
Format:
Unknown data format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: