Repository logo
 
Publication

Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão

dc.contributor.authorNunes, Catarina S.
dc.date.accessioned2020-01-06T14:23:43Z
dc.date.available2020-01-06T14:23:43Z
dc.date.issued2019-01
dc.description.abstractA estatística é encarada como um desafio dentro de cursos fora da área da matemática. Este aspecto ganha particular relevância num ambiente de ensino-aprendizagem a distância e eLearning, onde existe um risco acrescido de que os aspectos teóricos se sobreponham aos práticos. Neste artigo é explorada a estrutura de uma unidade curricular de estatística, inserida num curso de informática. A estrutura da unidade curricular e respectivas metodologias de aprendizagem, são apresentadas paralelamente com uma reflexão sobre o impacto no percurso de aprendizagem do estudante. A especificidade da estatística é explorada num ambiente virtual recorrendo a ferramentas audiovisuais e incentivando o processo construtivo de aprendizagem. A interacção dos estudantes ao longo do semestre é analisada, sendo aparente que a participação diminui com o decorrer do tempo. Os recursos audiovisuais são uma clara mais-valia para os estudantes, tal como a presença constante do docente. Neste contexto é de especial importância a integração de diferentes metodologias no processo pedagógico. Sendo necessário continuar com a incorporação de cenários mais relevantes para a área profissional dos estudantes. O objectivo é caminhar no sentido do ensino-aprendizagem no contexto da própria experiência do estudante.pt_PT
dc.description.abstractStatistics is seen as a challenge in courses outside the mathematics area. This is of particular relevance in a distance learning and eLearning environment, where there is an increased risk that theory overtakes practice. In this article, the structure of statistics curricular unit from a computer science course is explored. The structure of the curricular unit and its learning methodologies are presented in parallel with a reflection on its effect on the students learning path. The specificity of statistics is explored in a virtual environment taking advantage of audio-visual tools and encouraging a constructive learning process. The students’ interaction during the semester is analysed, with an apparent decreased during time. The audio-visual tools are a clear positive point for the students, so is the constant online presence of the lecturer. In this context, it is of special importance the integration in the pedagogical process of different methodologies. It is necessary to continue with the inclusion of scenarios relevant to the students’ professional area. The objective is to move towards a learning and teaching environment in the context of the students’ own experience.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1983-2664
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9015
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação/Escola de Belas Artespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=issue&op=view&path[]=127pt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectInteracçãopt_PT
dc.subjectTecnologias de educaçãopt_PT
dc.subjectStatisticspt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectStudent interactionpt_PT
dc.subjectEducation technologiespt_PT
dc.titleMetodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage39pt_PT
oaire.citation.titleRevista EducaOnlinept_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameDa Costa Nunes Duarte
person.givenNameCatarina Sofia
person.identifier.ciencia-id691F-CDC2-E26A
person.identifier.orcid0000-0002-8357-0994
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcc3069ec-f930-455f-9226-b77e5d2dc14b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycc3069ec-f930-455f-9226-b77e5d2dc14b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1029-2218-1-SM.pdf
Size:
602.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: