Repository logo
 
Publication

Carreira num call center: a realidade portuguesa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económicopt_PT
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazespt_PT
dc.contributor.authorRamos, Maria da Conceição Pereira
dc.contributor.authorAfonso, Ana de Fátima Rodrigues
dc.date.accessioned2024-01-22T10:18:59Z
dc.date.available2024-01-22T10:18:59Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAtualmente, muitos jovens adultos com bastantes qualificações são excluídos do mercado de trabalho por este não estar adaptado às suas qualificações (BONO, 2000). O mercado dos cal centers tem ocupado uma posição de destaque na geração de novos postos de trabalho (SILVA, 2006), onde muitos dos jovens que lá ingressam esperam que seja temporário, de passagem, enquanto não encontram um trabalho melhor (LOUÇÃ, 2012). No entanto, o temporário torna-se, por vezes, longo, devido às restrições atuais do mercado de trabalho, levando os trabalhadores a permanecer, contrato após contrato, adaptando-se como podem aos ritmos e exigências da profissão, e suportando a desvalorização social e o estigma sobre o trabalho que realizam e, assim, seguindo carreira (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). Deste modo, surge a importância de refletir acerca dos motivos que levam esses trabalhadores a desenvolver carreira num call center.pt_PT
dc.description.abstractNowadays many highly qualified young adults are excluded from the labor market, because they are not adapted to their qualifications (BONO, 2000). The call center market has occupied a prominent position in the generation of new jobs (SILVA, 2006), who enter it expect it to be temporary, in transit, until they find a better job (LOUÇÃ, 2012). However, the temporary becomes sometimes long, due to the cur-rent restrictions of the labor market, leading workers to remain, contract after contract, adapting as they can to the rhythms and demands of the profession, bearing the social devaluation and the stigma about the work they perform and, thus, pursuing this career (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). In this way, the interest of reflecting on the reasons that lead these workers to develop career in a call center appears.pt_PT
dc.description.abstractEn la actualidad, muchos jóvenes altamente cualificados son excluidos del mercado de trabajo, por no estar adaptados a su cualificación (BONO, 2000). El mercado de call centers tiene una posición de foco en nuevas aperturas de trabajo (SILVA, 2006), donde muchos de los jóvenes que se unen a este tipo de trabajo esperan que sea una solución temporal, mientras que están buscando un mejor trabajo (LOUÇÃ, 2012). Sin embargo, dadas las restricciones actuales del mercado de trabajo, el temporal se convierte en más de lo esperado. Los trabajadores se ven obligados a permanecer, contrato tras contrato, adaptándose como pueden al ritmo y exigencias del trabajo, soportando la devaluación social y estigma sobre el trabajo que realizan, y, así, siguiendo carrera (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). De este modo, surge el interés de reflexionar acerca de los motivos que llevan a estos trabajadores a desarrollar carrera en un call center.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRamos, M. C. P., Afonso, A. F. R. (2017). Carreira num call center: a realidade portuguesa. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 45, jul./set., p. 74-100.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12746pt_PT
dc.identifier.issn1981-1802
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15535
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12746pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCall centerpt_PT
dc.subjectCarreirapt_PT
dc.subjectEmprego dos jovenspt_PT
dc.subjectCareerpt_PT
dc.subjectJobs for young adultspt_PT
dc.subjectCarrerapt_PT
dc.subjectEmpleo de los jóvenespt_PT
dc.titleCarreira num call center: a realidade portuguesapt_PT
dc.title.alternativeCareer in a call center: the Portuguese realitypt_PT
dc.title.alternativeCarrera en un call center: la realidad portuguesapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceNatal, RGN, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage100pt_PT
oaire.citation.issue45pt_PT
oaire.citation.startPage74pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação em Questãopt_PT
oaire.citation.volume55pt_PT
person.familyNameRamos
person.givenNameMaria Conceição
person.identifier.orcid0000-0003-4173-5428
person.identifier.scopus-author-id57193562511
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5eee749d-ad1f-4bb4-a0bf-b9f1075a50ca
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5eee749d-ad1f-4bb4-a0bf-b9f1075a50ca

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Call Center MCPR ARA.pdf
Size:
941.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: