Repository logo
 
Publication

A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva

dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorPinheiro, Joaquim António
dc.date.accessioned2014-11-17T10:04:52Z
dc.date.available2014-11-17T10:04:52Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA biblioteca escolar pode e deve fazer a diferença, fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas, capazes de utilizar diferentes ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das conceções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no processo ensino/aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Assim, todos os alunos devem ser incentivados para a utilização da biblioteca escolar, não como atividade marginal ou secundária, mas como estando no centro do desenvolvimento curricular e formativo. A biblioteca escolar apresenta-se hoje como um centro de recursos informacionais e parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, tornando-se responsável, em grande medida, pela promoção e desenvolvimento das competências de leitura e literacia, que permitirão aos alunos, a integração efetiva e profícua na sociedade do conhecimento. O trabalho colaborativo, nomeadamente entre o professor bibliotecário e os restantes professores da escola, incluindo os que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais, surge também nos novos paradigmas educacionais como promotor de mudança na escola, fomentando práticas educativas inovadoras, tornando-se fator de desenvolvimento profissional e de construção de comunidades de aprendizagem. Tendo em consideração o contexto descrito, o nosso estudo, desenvolvido no concelho de Amarante, pretendeu analisar o modo como os professores de educação especial e os professores bibliotecários perspetivam a biblioteca escolar no âmbito do trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais.por
dc.description.abstractThe school library can make a difference by promoting free access to knowledge. Therefore the school library also develops users’ skills enabling them to exploit other kinds of libraries and different sorts of tools that could be integrated into their professional and social environment. Current pedagogical theories have increased the role of the student in the teaching/learning process. Learning is based on searching for, questioning, handling and applying information in real world scenarios. In this sense, all students should be encouraged to use the school library instead of considering it as a marginal or secondary activity since it is at the center of the learning curriculum. Currently, the school library is considered a center of information resources and a vital part of the teaching/learning process. The SL is largely responsible for the promotion and development of literacy and reading skills that will allow an effective and fruitful integration of students into the knowledge society. Collaborative work between the teacher librarian and other teaching staff, including those who work with students with special needs, can be considered within the new educational paradigms as a changing element for schools, fostering innovative educational practices while contributing to the development of professional skills and learning communities. In this sense, this study is based on examining the conceptions of special education teachers and teacher librarians perceive the scholar library at Amarante municipality in the context of working with students with special educational needs.por
dc.identifier.citationPinheiro, Joaquim António - A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 165 p.por
dc.identifier.tid201139774
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3495
dc.language.isoporpor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectProfessor bibliotecáriopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectSchool librarypor
dc.subjectTeacher librarianpor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.titleA biblioteca escolar no contexto da escola inclusivapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMGIBE_AntonioPinheiro.pdf
Size:
2.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: