Repository logo
 
Publication

Gamificação e educação online: uma experiência na área das humanidades

dc.contributor.authorRelvas, Maria de Jesus
dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.date.accessioned2021-04-19T08:56:07Z
dc.date.available2021-04-19T08:56:07Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNesta comunicação apresenta-se uma experiência de gamificação realizada numa turma online, numa Universidade Virtual. Foram utilizados como elementos de jogo pontos, badges, leadboard, avatares e desafios. Do ponto de vista do desenho da unidade curricular, foi proposto um desafio global, sob a forma de roleplaying, que percorreu todo o semestre. Para este desafio global contribuíram três outros desafios, nos quais os estudantes deveriam dinamizar discussões, sendo atribuídos pontos e badges em função da sua prestação. No que se refere à metodologia, tratou-se de uma investigação exploratória, com carácter qualitativo. Como técnicas de recolha de dados, privilegiou-se a observação, realizada durante toda a unidade curricular, complementada por um questionário aos estudantes no final do semestre. Constatou-se que a estratégia adotada incentivou a participação ativa dos estudantes, tendo estes gostado da experiência. Verificaram-se, contudo, algumas limitações, pelo facto de os estudantes desta amostra serem adultos trabalhadores a frequentar uma licenciatura online, com outros compromissos profissionais e familiares. Com efeito, verificou-se que vários deles mencionaram ter dificuldade na gestão do tempo, limitando a possibilidade de adesão a um percurso exigente em termos de participação ativa.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper, we present a gamification experiment that took place in an online class at a virtual university. The game elements were points, badges, leaderboard, avatars and challenges. Taking into account the curricular unit design, a global challenge was proposed, in the form of roleplaying, and took place along the whole semester. Three other challenges contributed to this global challenge: the students had to dynamize debates, and received points and badges, according to their performance. In terms of methodology, it consisted in an exploratory research of a qualitative character. Observation, complemented by a questionnaire made available to the students at the end of the semester, were the chosen techniques for data collection. It was observed that the adopted strategy motivated the students’ active participation, who really enjoyed the experience. However, some limitations were also observed, once these students, attending an online First Cycle Degree, are adults who have professional and family responsibilities and commitments. Actually, several of them mentioned that the difficulty in organizing their time did limit the possibility of participating in the challenge, which was indeed demanding in terms of active participation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRelvas, M.J.C. & Pereira, A. (2021). Gamificação e Educação Online: uma experiência na Área das Humanidades, Libro de Actas XICIDU- Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria, Tenerife, 27, 28 y 29 de enero de 2021, pp.1316-1328. http://doi.org/10.25145/c.docenciauniversitaria.2021.11pt_PT
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.25145/c.docenciauniversitaria.2021.11pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-09-27632-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10658
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.titleGamificação e educação online: uma experiência na área das humanidadespt_PT
dc.title.alternativeGamification and education online: an experiment in the area of humanitiespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceTenerifept_PT
oaire.citation.titleLibro de Actas. XICIDU. Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria: la transformación digital de la universidadpt_PT
person.familyNameRelvas
person.familyNamePereira
person.givenNameMaria de Jesus
person.givenNameAlda
person.identifier.ciencia-id9A1C-7988-0873
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.orcid0000-0001-5260-2626
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.scopus-author-id55980553700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5f797c8c-744b-41c5-a90e-0c45b67bb17a
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gamificaçao e educação online-experiência Humanidades.pdf
Size:
969.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format