Repository logo
 
Publication

Realidade virtual imersiva: uma análise do design instrucional com base nas Diretrizes da AECT

dc.contributor.authorSantos, Daniel Bóia
dc.contributor.authorCastelhano, Maria
dc.contributor.authorPedrosa, Daniela
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.date.accessioned2025-07-25T13:00:46Z
dc.date.available2025-07-25T13:00:46Z
dc.date.issued2025-07-31en_US
dc.date.updated2025-07-21T14:19:58Z
dc.description.abstractCom a evolução da Realidade Virtual (RV), recomenda-se que educadores e designers instrucionais reformulem as suas abordagens para potenciar benefícios educativos da utilização de ambientes imersivos. O Design Instrucional (DI) aplicado à Realidade Virtual imersiva (iVR, immersive virtual reality) permite refletir acerca das estratégias educativas, da experiência do utilizador e das potencialidades tecnológicas. No projeto REVEALING – REalisation of Virtual rEality LearnING Environments, foram realizados pilotos de aulas do Ensino Superior com a utilização da iVR baseadas nos princípios de Merrill e nos objetivos pedagógicos segundo a taxonomia de Bloom. Neste trabalho, apresenta-se uma análise às planificações de aulas (n=4) de acordo com as diretrizes da Association for Educational Communications and Technology (AECT). Os resultados evidenciaram que, embora as planificações analisadas integrem princípios de DI, subsistem lacunas significativas no alinhamento com as diretrizes da AECT, especialmente no que respeita à avaliação do design, personalização da aprendizagem, preparação dos estudantes e incorporação de momentos de reflexão. Conclui-se que a aplicação da iVR no Ensino Superior exige a formulação de um modelo de DI mais sistemático, fundamentado e centrado no estudante, sendo recomendada a adoção rigorosa dos padrões da AECT adaptados às especificidades pedagógicas da imersão.por
dc.description.abstractWith the evolution of Virtual Reality (VR), educators and instructional designers are encouraged to rethink their approaches to enhance the educational benefits of using immersive environments. Instructional Design (ID) applied to immersive Virtual Reality (iVR) enables reflection on educational strategies, user experience, and technological potential. Within the REVEALING project – REalisation of Virtual rEality LearnING Environments, pilot higher education classes were conducted using iVR, based on Merrill’s principles and pedagogical objectives according to Bloom’s taxonomy. This study presents an analysis of lesson plans (n=4) according to the guidelines of the Association for Educational Communications and Technology (AECT).The results showed that although the analyzed lesson plans integrate ID principles, significant gaps remain in alignment with AECT guidelines, especially regarding design evaluation, personalized learning, student preparation, and the inclusion of reflective moments. We conclude that the application of iVR in higher education requires the development of a more systematic, evidence-based, and student-centered instructional design model, with a strong recommendation for the rigorous adoption of AECT standards adapted to the pedagogical specificities of immersive learning.eng
dc.description.sponsorshipDeclaração opcional para agradecer a outros contribuidores, assistência ou apoio financeiro. Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da unidade de I&D com a referência UID/00194 – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e da bolsa de iniciação à investigação (BII) com a referência BI/UI57/12253/2025. Agradecimento da bolseira Maria Castelhano à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) pelo apoio financeiro através da Bolsa de Doutoramento (ref. 2024.05445.BD). Agradeço também às entidades de acolhimento do programa doutoral, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC).
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.doi10.34630/pel.v8i3.6388en_US
dc.identifier.slugcv-prod-4499070
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20120
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.relationResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
dc.relationREVEALING - REalisation of Virtual rEality LearnING Environments (VRLEs) for Higher Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectRealidade virtual imersiva
dc.subjectDesign instrucional
dc.subjectAECT
dc.subjectREVEALING
dc.subjectImmersive virtual reality
dc.subjectInstructional design
dc.titleRealidade virtual imersiva: uma análise do design instrucional com base nas Diretrizes da AECTpor
dc.title.alternativeImmersive virtual reality: an analysis of instructional design based on AECT Guidelineseng
dc.typeconference objecten_US
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
oaire.awardTitleREVEALING - REalisation of Virtual rEality LearnING Environments (VRLEs) for Higher Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2013/PT
oaire.awardURIhttp://hdl.handle.net/10400.2/19944
oaire.citation.endPage94
oaire.citation.issue3en_US
oaire.citation.startPage79
oaire.citation.volume8en_US
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStreamCooperation partnerships in higher education
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSantos
person.familyNameCastelhano
person.familyNamePedrosa
person.familyNameMorgado
person.givenNameDaniel Bóia
person.givenNameMaria
person.givenNameDaniela
person.givenNameLeonel
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-id3217-0E88-A5AA
person.identifier.ciencia-idFC10-C486-DC7C
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0009-0008-9317-4339
person.identifier.orcid0000-0001-8659-9023
person.identifier.orcid0000-0001-9536-4234
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id23025615500
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaid7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublicationa03c3c25-2023-4db7-ba26-3eac9c72d6df
relation.isAuthorOfPublicationc0a2b83b-c710-4412-820c-42e122ed7c02
relation.isAuthorOfPublication9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc0a2b83b-c710-4412-820c-42e122ed7c02
relation.isProjectOfPublication01051831-35dd-4031-b87f-d885cb5eaf9a
relation.isProjectOfPublicationeb1b3318-8108-4b62-8fa2-fb553596f53a
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery01051831-35dd-4031-b87f-d885cb5eaf9a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Publicado.pdf
Size:
249.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: