Repository logo
 
Publication

A biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundário

dc.contributor.advisorHenriques, Susana
dc.contributor.authorAparício, João Carlos Coelho
dc.date.accessioned2013-05-03T15:05:38Z
dc.date.available2013-05-03T15:05:38Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de modelo de repositório digital de recursos educativos, no contexto de uma biblioteca escolar do ensino básico e secundário. Seguindo uma abordagem metodológica de investigação-ação, analisamos o processo de criação e organização de um protótipo de repositório digital, integrado no conjunto de outros serviços de informação da biblioteca, como o catálogo bibliográfico em linha e ferramentas da Web 2.0. Para além de se contextualizarem os procedimentos envolvidos, desde a fase de instalação e parametrização da plataforma DSpace até à definição de políticas de validação e controlo da qualidade dos conteúdos depositados, são também caracterizados os hábitos e perceções de professores e alunos quanto ao acesso e uso de tecnologias digitais e recursos de informação nas atividades de ensino e aprendizagem. Com os resultados desta investigação, os serviços de informação da biblioteca escolar são reequacionados no sentido de melhor corresponderem à necessidade de captura, organização e preservação de objetos em formato digital, num quadro de incentivo à partilha e reutilização de recursos educativos, formação de comunidades de prática e desenvolvimento de competências de literacia da informação.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to propose a model of a digital educational resources repository, in the context of a school library. Following an Action-Research methodological approach, it explores the possibility of articulating digital repositories with other information management and dissemination services in the digital environment, such as the online public access catalog and some Web 2.0 tools. In addition to contextualize the inherent procedures to the creation and development of a digital repository prototype, from the installation and customization of the DSpace platform to the definition of validation and quality control policies, habits and perceptions of teachers and students are featured in regarding the access and use of digital technologies and learning resources. With the results of this investigation, the information services of the school library are redefined to better meet the requirements of capture, organization and preservation of digital documents, promoting the reuse and sharing of educational resources, the creation of communities of practice and the development of information literacy skills.por
dc.identifier.citationAparício, João Carlos Coelho - A biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais [Em linha] : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundário. Lisboa : [s.n.], 2012. XII, 129 [15] p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2535
dc.language.isoporpor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectRepositórios digitaispor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectCatálogospor
dc.subjectPlataforma DSPACEpor
dc.subjectDigital repositoriespor
dc.subjectInformation literacypor
dc.subjectSchool librariespor
dc.subjectOPACpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.titleA biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_20130308.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: