Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

O testemunho como morada da morte: guião de Caronte, de Pedro Tamen: a morte como marca e objecto da representação literária

Utilize este identificador para referenciar este registo.

Orientador(es)

Resumo(s)

Reflexão sobre a obra de Pedro Tamen intitulada «Guião de Caronte» (Quetzal Editores, 1997), à luz da presença da Morte na Literatura, de modo a oferecer uma problematização mais clara das formas/modos de olhar uma e outra. Palavras como ‘testemunho’, ‘repetição’, ‘autoridade’, ‘inscrição’, e ‘experiência’, que aparecem a propósito da 1ª Secção do III Congresso da APLC, no desdobrável que o divulga, são, directa ou indirectamente, matéria de reflexão neste trabalho. ‘Repetição’ e ‘inscrição’ definem a escrita literária como testemunho-lugar da Morte (ou da Ausência), como a sua metáfora e/ou metonímia. Por sua vez, na ‘autoridade’ e na ‘experiência’ do testemunho está implicada não só a identidade do que o emite como a do que é testemunhado, e eventualmente também a identidade do que o recebe/lê e reconhece como tal (testemunha…).

Descrição

Palavras-chave

Pedro Tamen Testemunho Morte

Contexto Educativo

Citação

Rodrigues, Caristiana Vasconcelos (2000), “O testemunho como morada da morte. Guião de Caronte, de Pedro Tamen: a morte como marca e objecto da representação literária”, in Literatura e Pluralidade Cultural. Actas do 3º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, coord. de Isabel Allegro de Magalhães, João Barrento, Silvina Rodrigues Lopes, e Fernando Cabral Martins, Lisboa, Edições Colibri, pp. 349-359.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo