Repository logo
 
Publication

A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorLima, Claudio Cleverson de
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.date.accessioned2020-12-02T14:49:05Z
dc.date.available2020-12-02T14:49:05Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractOs espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractContemporary spaces constantly challenge the educational area to reinvent epistemologies and practices that promote emancipatory and citizen learning. In this reconfiguration, the mobile learning presents pedagogical potential in physical and soft skills development aspects, but presents challenges in the monitoring of this process in wide geographical spaces out of the teacher's visual reach. The gamified mobile inventive pedagogical practice MOBinvent, presented here through a case study, aims to understand how relevant aspects of mobile learning activities promote teacher awareness during the process. Evidence elements from the units of analysis constitute chains of evidence regarding the propositions and clarify which aspects contribute to teacher's awareness of monitored activities, in contrast with what occurs in activities carried out by unsupervised students. This clarification may guide future development of technological instruments to support the closure of this divide, contributing to greater teacher awareness regarding activities carried out by unsupervised students, providing greater freedom and assertiveness in pedagogical orchestration.pt_PT
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLima C., Morgado L., Schlemmer E. (2020). A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva. APEduC Revista/APEduC Journal, 1(2), 30-51pt_PT
dc.identifier.issn2184-7436
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10223
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem em movimentopt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectInventividadept_PT
dc.subjectOrquestração pedagógicapt_PT
dc.subjectConsciênciapt_PT
dc.subjectMobile learningpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectInventivitypt_PT
dc.subjectPedagogical orchestrationpt_PT
dc.subjectAwarenesspt_PT
dc.titleA consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventivapt_PT
dc.title.alternativeTeacher awareness in the pedagogical orchestration of mobile learning activities: an inventive mobile gamified practicept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage51pt_PT
oaire.citation.startPage30pt_PT
oaire.citation.titleAPEduC Revista/APEduC Journalpt_PT
person.familyNameLima
person.familyNameMorgado
person.familyNameSchlemmer
person.givenNameClaudio Cleverson de
person.givenNameLeonel
person.givenNameEliane
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0003-0762-9680
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id23025615500
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc4dd4740-6afd-49d6-9c4e-bbc673fd3c2d
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910

Files